Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Governadora cobra investimentos para convivência com a estiagem na reunião da SUDENE

Reunião Sudene_Demis Roussos (10)Durante a 14ª Reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE (Condel/SUDENE), em Recife, a governadora Rosalba Ciarlini cobrou que ações sejam desenvolvidas pelo Governo Federal para auxiliar o Rio Grande do Norte a enfrentar a seca. “Nós estamos diante da maior seca dos últimos 30 anos, porque mesmo na última grande seca, nunca choveu tão pouco em meu estado. O RN decretou estado de emergência na semana passada e hoje já está homologado. Isso mostra que a nossa condutora, a presidenta Dilma Rousseff, com sua determinação, não vai deixar essa questão para depois’’, disse a Governadora.

Rosalba lembrou que já foi Prefeita enfrentou outros momentos de estiagem, mas o deste ano está pedindo ações mais rápidas, ações emergenciais. “Não é só ter um carro pipa para levar água, é ter ações estruturantes para enfrentar a convivência com a seca e aproveitar esse momento de estiagem para que, de forma rápida e eficaz, a gente possa agilizar as ações”, pontuou.

A Governadora citou a transposição do rio São Francisco como obra de extrema importância para auxiliar no combate ao problema. “Ela vai atender a Bacia do Apodi-Mossoró e dar condições para que essa barragem se mantenha em um nível satisfatório. Se neste ano não chover e no próximo também não, essa barragem vai ficar sem dar vazão às suas adutoras. Meu apelo é para agilizar esse trecho que ainda nem foi licitado, para que ele entre na pauta do Ministério da Integração”, reforçou, lembrando, também, a obra da Barragem de Oiticica e pedindo ao ministro Fernando Bezerra que ajude o RN a realizar esse sonho.

Em relação ao Programa Água para Todos, Rosalba Ciarlini solicitou “um olhar mais atencioso aos poços. Nesse momento já temos catalogados 120 para que, de forma rápida, a gente possa equipar todos. É uma água salobra, mas que dá para salvar uma plantação, por exemplo. São ações estruturantes que vão nos auxiliar a ter mais condições de conviver com nosso clima”. Ainda falando sobre agricultura, a Governadora citou a questão da Tarifa Verde, modalidade que aplica tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica. “Se tivermos um tempo maior para que o pequeno agricultor possa ter acesso a esse benefício, baixar a energia oferece mais condição de trabalho e irrigação onde é possível irrigar, gerando mais emprego”, observou Rosalba Ciarlini.

A Governadora finalizou seu discurso falando sobre a satisfação de estar reunida com os demais Governadores do Nordeste e conselheiros do Condel/ SUDENE para discutir essas ações, mas também para tratar sobre o Programa Água para Todos. A governadora Rosalba Ciarlini esteve na 14ª Reunião do Condel/SUDENE acompanhada pelos Secretários de Estado Gilberto Jales (Semarh), Betinho Rosado (Sape) e Benito Gama (Sedec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário