Pages

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Governo recebe representantes do MST

Reunião MST_Demis Roussos (4)O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou uma ação na manhã desta quinta-feira (19) em frente à Governadoria, dentro da programação da Jornada Nacional de Luta Pela Reforma Agrária.

Uma comissão do MST foi recebida pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e pelo secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Esdras Alves. A comissão foi entregar uma pauta de reivindicações que, entre vários itens, solicita a desapropriação de terras e infraestrutura para os assentamentos. Os representantes exigiram a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

Anselmo Carvalho informou que a Governadora se encontra em Brasília, desde quarta-feira (17), onde se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para apresentar a situação de emergência em que se encontram 139 municípios do Estado por causa da seca. “A Governadora solicitou a imediata liberação de R$ 50 milhões para implementação de ações da Defesa Civil e atendimento de todos os municípios com abastecimento d'água e, em alguns casos, alimentação”, falou o secretário.

O chefe do Gabinete Civil se comprometeu em marcar reuniões com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales e como o secretário de Estado interino de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes, ainda esta semana. “Os dois secretários acompanharam a Governadora em Brasília e, com certeza eles tem algumas notícias atualizadas do interesse de vocês. Mas já informo que a Governadora está muito preocupada com a situação de seca que vem abatendo o Estado e está focalizada em realizar ações que venham amenizar o sofrimento do homem do campo”, disse ele.

Os representantes do MST solicitaram também uma reunião com a Governadora, mas esse encontro ficou de ser confirmado pelo chefe do Gabinete Civil. Na próxima segunda-feira (23), Rosalba Ciarlini vai se reunir com os prefeitos dos 139 municípios que se encontram em situação de emergência e está previsto para acontecer na terça-feira (24), uma reunião na Sudene da presidente Dilma Roussef com os Governadores do Nordeste, quando será apresentado o programa emergencial de combate à seca do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário