Evento ocorre nos dias 10 e 11 de maio e vai debater também as perspectivas para o futuro do socialismo
Com o objetivo de realizar um resgate crítico das experiências de socialismo no século XX, será realizado nos próximos dias 10 e 11 de maio, o Seminário Nacional de Balanço do Socialismo no Século XX e perspectivas para o futuro. O evento ocorre no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede e vai reunir palestrantes de diversas universidades do país.
Segundo o professor José Antonio Spinelli, coordenador do seminário, o objetivo é socializar junto a docentes e estudantes de distintas áreas do saber a reflexão que se vem fazendo na academia sobre as experiências do chamado "socialismo real". "Ao mesmo tempo vamos fazer um debate que exponha diversas linhas interpretativas e enfoques teóricos sobre as experiências que se propuseram como alternativas ao capitalismo de mercado", explica.
No seminário, algumas questões serão colocadas em evidência, como se tais sociedades eram econômica e politicamente viáveis; Se o eram, quais as razões de seu fracasso? O peso de uma "nova classe", saída das entranhas das burocracias partidárias e estatais?; Foram construídos caminhos rumo ao socialismo ou apenas representaram um modelo distinto de capitalismo, o capitalismo de Estado? Ou uma outra sociedade alternativa, o chamado "estatismo burocrático" ou "socialismo de caserna"?;
Outros assuntos que serão abordados no evento serão quais as implicações que decorreram da construção desse "modelo" socialista em sociedades capitalistas atrasadas e se o socialismo é um projeto ainda viável face às desigualdades sociais do capitalismo e á sua concentração da riqueza e do poder?
_________________
Contato:
Prof. Dr. José Antonio Spinelli - 9481.3051
Coordenador
Nenhum comentário:
Postar um comentário