Pages

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Prefeitura adquire equipamentos para funcionamento da maternidade de Extremoz

imageA Prefeitura de Extremoz realizou a compra de equipamentos hospitalares que serão destinados ao Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Presidente Café Filho (HMPCF) conforme termo de compromisso firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a Procuradoria Regional do Trabalho. Os equipamentos custaram R$ 350 mil.

A entrega dos equipamentos foi realizada nesta segunda-feira, 16, na Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, a uma comissão criada por meio da portaria 006/2012 da Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças, bem como o termo de compromisso firmado entre as partes que foi publicado no Diário oficial do Município no dia 13.

A aquisição dos equipamentos novos para funcionamento pleno do hospital contempla cama de parto, cama leito adulto, mesa ginecológica, aspirador cirúrgico, foco auxiliar cirúrgico, banqueta auxiliar para parto humanizado, carro de emergência, ressuscitador infantil, microscópio, balança digital, esfigmomanometro, sonar fetal, balança antropométrica, laringoscópio, mesa auxiliar, escadinha, poltrona hospitalar reclinável, berço pediátrico, mesa cabeceira, biombo triplo, carro de curativo, carro maca, reanimador silicone, fluxometro e berço aquecido para unidade de cuidados intensivos.

 

Setembro

De acordo com a gerente de Saúde, Walmira Guedes, a prefeitura está tomando todas as medidas necessárias para o funcionamento pleno, inclusive durante 24 horas do pronto-atendimento e maternidade. “A reativação da maternidade já é fato, pois todos os equipamentos já estão no município. Até setembro teremos criança nascendo em Extremoz”, garantiu a gerente.

Obras do hospital

Há aproximadamente 16 anos não nasce criança em Extremoz. O prefeito Klauss Rêgo está trabalhando para a reativação da Maternidade de Extremoz. “Já estamos com a obra de reforma e ampliação do Hospital e Maternidade de Extremoz quase concluída com previsão de inauguração até o final do mês de setembro”, adiantou.

A reforma e ampliação do Hospital e Maternidade consiste na construção de uma sala de parto humanizada, espaço adequado para o incentivo ao aleitamento materno e 30 leitos. Além do funcionamento pleno do pronto-atendimento de urgência 24 horas, voltado para o atendimento clínico, obstétrico e pediátrico.

Depois de quase 14 anos sem funcionar nos finais de semana como pronto atendimento, a Prefeitura de Extremoz instalou novamente o serviço de pronto-atendimento diário no Hospital. O hospital foi construído em 1989 pelo ex- prefeito Walter Soares de Paula, para realizar partos, mas o serviço não teve êxito. Depois foi inaugurado oficialmente somente em 1995, na gestão do ex-prefeito Domingos Xavier. Funcionou com atendimento 24 horas por dia, apenas por um ano, quando teve os serviços paralisados.

Com obras paralisadas na gestão do ex-prefeito Enilton Trindade, o hospital funciona atualmente oferecendo os serviços de pediatria, clínica geral, ginecologia, dermatologia e bioquímico diariamente das 07h ás 18h, com o apoio de uma central de ambulância localizada em Estivas que dispõe de três veículos novos e com a parceria do SAMU Metropolitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário