Pages

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Vilton e secretários de agricultura e saúde fazem balanço das ações de 2013 no “Tv Cidade”

         O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e os secretários Francisco Moreira (Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento) e Tércia Leda (Saúde) destacaram as diversas ações desenvolvidas nestas áreas durante entrevista nesta quinta-feira (19), no programa “Tv Cidade”, apresentado pelo Pr. João Batista na Sidys Tv a Cabo. O prenúncio de um bom inverno devido o tempo nublado nos últimos dias no município, animou o prefeito que lembrou das dificuldades enfrentadas em 2013 devido a estiagem prolongada há pouco mais de dois anos. “Trabalhos muito na zona rural com o objetivo de amenizarmos o sofrimento dos agricultores, e a prefeitura realizou diversas ações como perfuração de poços e construção de cacimbas em várias comunidades”, comentou. O secretário Moreira afirmou que as condições adversas do clima em 2013 fizeram com que o trabalho da SEMAAB fosse intensificado na zona rural do município. “Realizamos parceria com o Exército através da ‘Operação Pipa’ para o abastecimento das comunidades, além de firmarmos convênio com o DNOSC para perfurarmos diversos poços”, disse Moreira. “Com as máquinas adquiridas através do PAC 2, pudemos construir cacimbas em dezenas de comunidades rurais, amenizando assim o sofrimento do homem do campo e do seu rebanho”, comentou. Nas ações da saúde, a secretária Tércia Leda disse que “o desafio foi grande”, mas que 2013 tem um saldo positivo de realizações. “Cumprimos a maior parte do programa da saúde registrado no TRE como metas para o governo municipal”, lembrou a secretária. Em depoimento ao TV Cidade, uma paciente agradeceu o tratamento recebido na secretaria e a disponibilidade de novos tratamentos especializados. A partir de 2013 o município de Currais Novos passou a ter um médico regulador para o encaminhamento de pacientes que necessitam de atendimentos específicos, principalmente nas áreas de oncologia e nefrologia. “Com a nova Policlínica ampliamos os serviços prestados à população, com mais especialidades médicas e melhor qualidade no atendimento”, disse Tércia. O prefeito Vilton Cunha falou que foram muitos os avanços na saúde e que muito ainda será feito em 2014. “Fomos contemplados com recursos do Governo Federal para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde, no Parque Dourado e no antigo CSU, além da ampliação de mais duas e reforma de mais outras duas UBS”, disse Vilton. O programa “Mais Médicos”, que trouxe para Currais Novos 6 médicos cubanos, também foi destacado pelo prefeito como um grande avanço na saúde pública municipal.

AÇÕES

         O Prefeito e os secretários elencaram várias ações positivas realizadas na Agricultura e Saúde em 2013, tais como: recuperação e construção de estradas vicinais (zona rural), água doce nas escolas municipais, construção e recuperação de cacimbas, cacimbões, barreiros e barragens submersas, perfuração de poços, construção de cisternas; implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), convocação de aprovados no concurso público, reparo salarial dos agentes comunitários de saúde, endemias e médicos do PSF, diminuição no índice de infestação da dengue, tirando Currais Novos da zona de risco da doença, entre outros.

FUTURO

         Vilton comentou sobre as diversas propostas enviadas ao Governo Federal em 2013 para viabilizar recursos para projetos importantes como:ampliação do novo abatedouro, revitalização da feira livre, implantação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e construção de UBS. “Temos que avançar muito mais para alcançarmos as melhorias que a população tanto deseja”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário