Pages

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

RN Sustentável apresenta mapeamento inédito das organizações sociais e produtivas do estado

Pesquisa de campo mapeou 2.513 organizações nos dez territórios do Rio Grande do Norte

Com o objetivo de definir uma estratégia de planejamento mais consistente o RN Sustentável realizou um mapeamento para identificação de todos os potenciais beneficiários dos projetos produtivos e socioambientais. A pesquisa foi realizada em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), entidade responsável por aplicar os questionários em associações, cooperativas e redes de serviço ligadas à produção familiar. Trata-se de um estudo inédito que abrange os dez territórios do estado.

Os resultados desta pesquisa serão apresentados aos agricultores de todos os territórios nesta quinta-feira (18) às 8h, na Escola de Governo. A apresentação do mapeamento contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do governador eleito Robinson Faria e da equipe de transição, além de técnicos do RN Sustentável e instituições parceiras do Projeto.

A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro deste ano e mapeou 2.513 organizações dentre as 3.685 entidades previamente identificadas.

“Todos os resultados serão divulgados em uma publicação impressa, possibilitando uma visão abrangente das organizações sociais e produtivas do estado, sobretudo aquelas da agricultura familiar. Os dados vão desde questões sociais (gênero, comunidades tradicionais, participação de jovens), passando por aspectos econômicos e de produção (atividades realizadas pelas organizações, fontes de financiamento, assistência técnica), até a infraestrutura básica das comunidades (acesso à água e à energia elétrica). É possível, ainda, comparar as especificidades de cada território, observando as potencialidades e fragilidades identificadas”, explica Breno Roos, economista e coordenador de planejamento do RN Sustentável.

“A finalidade maior desse estudo é ser um elo entre as demandas da sociedade civil, especialmente da agricultura familiar, e o processo de decisão dos agentes públicos visando melhorar a qualidade de vida da população”, afirma Procópio Lucena, coordenador da pesquisa pelo SEAPAC.

São esperadas cerca de 1.000 pessoas no evento de apresentação, sendo o público formado, em sua maioria, por agricultores e agricultoras familiares dos dez territórios que compõem o estado. Na oportunidade serão divulgados os resultados dos Editais de Projetos Socioambientais, de Projetos da Economia Solidária e das Bandas Filarmônicas para Juventude. Haverá, ainda, o ato de entrega dos kits para todos os Conselhos Municipais, contendo mobiliário, equipamentos de informática e placas de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário