Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Governadora participa da apresentação do Mapeamento realizado pelo RN Sustentável

Nesta quinta-feira (18), a Governadora Rosalba Ciarlini participou da apresentação do resultado do Mapeamento das Organizações Sociais e de Produtores Familiares do Rio Grande do Norte, realizado pelo Programa RN Sustentável, para identificação de todos os potenciais beneficiários dos projetos produtivos e socioambientais. A apresentação foi feita para agricultores de todo o Rio Grande do Norte, na Escola de Governo, logo após a benção do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

“O RN Sustentável é um sonho que começou antes mesmo do nosso mandato, quando sabíamos a necessidade de investir nas áreas mais necessitadas do nosso estado, mas para isso foi preciso organizar a casa, fazer os ajustes fiscais necessários para conseguirmos o financiamento de 540 milhões de dólares do Banco Mundial; o recurso está garantido e o projeto começa a ganhar força, e esse mapeamento chega para nortear as ações e os resultados, pois vai ser possível comparar as mudanças que teremos mais a frente”, declarou a Governadora.

A pesquisa abrange os 10 territórios e foi realizada em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). A entidade aplicou os questionários em associações, cooperativas e redes de serviço ligadas à produção familiar.

“É uma alegria e uma responsabilidade apoiar os agricultores e as famílias camponesas, essa parcela da nossa população tão necessitada de atenção, que neste momento sofrem com a falta de água e de ações por parte dos governos, e saber que o Rio Grande do Norte olha para o homem do campo é uma satisfação”, disse o representante do SEAPAC, Pe. Ivanof Pereira.

A apresentação do levantamento também foi acompanhada pelo Secretário Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra, o Secretário Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes, a Secretária Estadual Adjunta do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Paula Valéria, o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Raimundo Costa, o Superintendente do INCRA no RN, Vinicius Ferreira, o Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, o Presidente da FETARN, Manoel Cândido, o Presidente da FETRAF, João Cabral, o representante da SEAPAC, Pe. Ivanof Pereira, o Coordenador da ASA Potiguar, Paulo Segundo e Silva, além de representantes de outras entidades, conselhos municipais e prefeituras. Todos receberam da Governadora Rosalba Ciarlini a versão impressa do mapeamento.

O período de coleta das informações foi entre maio e setembro deste ano e incluiu 2.513 organizações dentre as 3.685 entidades previamente identificadas. Os dados estão disponíveis em uma publicação impressa. Com eles é possível saber informações sobre questões sociais, econômicas e produtivas de cada região.

“Precisamos cuidar desse projeto e trabalhar com carinho para que os resultados sejam visíveis e no futuro possamos novamente contar com o apoio de instituições como o Banco Mundial para realizarmos mais e mais pelo Rio Grande do Norte”, completou a Chefe do Executivo.

Na oportunidade também foram divulgados os resultados dos Editais de Projetos Socioambientais, de Projetos da Economia Solidária e das Bandas Filarmônicas para Juventude. 255 projetos estão sendo contemplados. 160 dentro do edital de projetos socioambientais, 50 da economia solidária e 45 de bandas filarmônicas. O RN Sustentável entregou 160 kits para todos os Conselhos Municipais, contendo mobiliário, equipamentos de informática e placas de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário