Pages

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Projeto Ave Caipira da EMPARN na 54ª Festa do Boi

No estande da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) dentro da Fazenda Modelo da Festa do Boi, o aviário com pintos e galinhas caipira chama a atenção dos visitantes. Seja criança ou adulto, estudante ou homem do campo, todos param para observar os pequenos filhotes. Durante o evento, que termina no próximo sábado (15), a expectativa é que sejam vendidos 2 mil pintos.

A comercialização é feita por técnicos da empresa de pesquisa, que orientam os compradores quanto aos cuidados iniciais, controle de doenças e alimentação, por exemplo. Durante a 54ª Festa do Boi, a Emparn lançou uma edição atualizada da cartilha informativa com todos os detalhes a respeito da criação dos pintos. O objetivo é incentivar a atividade como forma de aumentar o orçamento das famílias de pequenos agricultores.

O projeto Ave Caipira da EMPARN é um dos mais procurados pelos produtores rurais, principalmente os pequenos e médios. Ele consiste na produção e comercialização de cerca de 10 mil unidades mensais de pintos de um dia das raças Pescoço Pelado e Tricolor. Após serem vacinados e tratados para atenderem as normativas sanitárias vigentes no Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), os animais são postos à venda.

O processo de incubação possibilita aumentar a produtividade e os controles sanitários. As linhagens produzidas pela EMPARN são de dupla aptidão, ou seja, indicadas para produção de ovos e para abate. Durante todo o ano, os pedidos são atendidos na sede da empresa, em Parnamirim, ou na Estação Experimental de Caicó. Os pintos são entregues semanalmente nestes dois locais, sempre às quintas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário