Pages

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

EMPARN estará presente na Festa do Boi 2016

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) terá uma forte participação na Festa do Boi 2016. Para este ano, foi elaborada uma programação especial para levar informações e orientações tecnológicas aos produtores rurais, com a presença de uma equipe de pesquisadores no evento. A 54ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas do RN começa no próximo sábado, dia 8 e segue até o dia 15 de outubro, no Parque a Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A abertura oficial do evento acontece às 18h.

Durante todos os dias de exposição a equipe técnica da empresa de pesquisa estará atuando na fazenda modelo com exposição de animais nos currais; plantação de culturas como feijão, sorgo, milho e girassol; laboratório de analises de solo, água, plantas e adubos; projeto da palma forrageira, além de exposição de material informativo sobre as pesquisas desenvolvidas pela Emparn no escritório rural.

De segunda a sexta-feira a EMPARN receberá a visita das caravanas de agricultores familiares e estudantes para a transferência de conhecimento entre os técnicos e pesquisadores e os visitantes.

Está garantida a comercialização de 6 mil pintos caipira de um dia oriundos do projeto Pró-Ave, desenvolvido na Estação Experimental Mundo Novo, em Caicó. O objetivo é oferecer uma alternativa de renda para os pequenos criadores. “Durante o evento, vamos dar ênfase ao projeto, com ampla divulgação e lançamento de uma nova edição da cartilha informativa”, declara o presidente da EMPARN, Alexandre de Medeiros Wanderley.

Já o Laboratório da EMPARN vai mostrar os serviços que são oferecidos à população. A realização das análises no laboratório instalado na Estação Experimental do Jiqui tem preços mais baixos do que os cobrados no mercado. O equipamento realiza análises em matrizes diversas (águas, efluentes, solos, sedimentos, plantas, rações e adubos), procedendo a identificação e interpretação dos resultados obtidos para diversos fins, como a caracterização necessária ao planejamento correto do uso no consumo humano, agrícola, industrial e/ou em uma avaliação ambiental.

Leilão

Um dos pontos altos do evento é o tradicional Leilão ‘Emparn & Convidados’, que acontece no domingo, dia 9, no Tattersal de Leilões do Parque Aristófanes Fernandes. Este ano, o leilão começa em um horário mais acessível a todos, às 18h. A Empresa participará com 25 lotes oriundos de suas Estações Experimentais de São Gonçalo do Amarante (Gir e Guzerá), Terras Secas, em Pedro Avelino (Sindi) e Cruzeta (Pardo-Suíço), com animais selecionados das cabeceiras dos rebanhos com alto valor genético e produtividade leiteira. Criadores convidados ofertarão 20 lotes, totalizando 45 lotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário