Pages

quinta-feira, 16 de março de 2017

Mais de 500 mortes em 2017 no RN. Sesed afirma que 67% das mortes no RN têm ligação com tráfico de drogas

Corpos foram levados para o  Instituto de Técnico-Científico de Polícia (Itep) (Foto: Emmily Virgílio/Inter TV Cabugi )

Das mais de 500 mortes já registradas neste ano no Rio Grande do Norte, 67,3 % delas tiveram relação com o tráfico de drogas. É o que afirma a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed). Até esta quarta-feira (15), o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), que monitora as mortes violentas no estado, contabiliza 503 assassinatos. A Sesed diz que foram 502.

Ainda sobre a quantidade de mortes registrada neste ano, a Sesed afirmou que "o apoio às investigações de CVLIs, inclusive, também já começou, com o levantamento de dados e planejamento estratégico para investigação de homicídios, realizado em apoio à Polícia Civil potiguar. Equipes da Força Nacional – são 23 da polícia judiciária e 6 peritos - já estão, respectivamente, estudando inquéritos e confeccionando laudos".

As mortes mais recentes foram registradas entre a noite da terça-feira (14) e madrugada desta quarta. Pelo menos cinco pessoas foram assassinadas somente na Grande Natal. E uma sexta vítima tombou na cidade de Caicó, na região Seridó.

Em São Gonçalo do Amarante, os alvos foram dois jovens: Jaime Amaro da Silva, de 19 anos, e Daniel Barros Pinheiro da Silva, de 20. Ambos foram mortos a tiros no meio da rua. Eles estavam em um carrinho de lanches quando foram surpreendidos pelos assassinos.

Outros três homens foram executados na Zona Norte de Natal: Marcelo Alexandre da Silva, de 37 anos (morto no bairro Lagoa Azul), Adriano Silva dos Santos, de 27 (morto a tiros dentro de casa em Igapó), e Anderson Bezerra Fernandes, 24 (assassinado no Parque das Dunas).

'Locomotiva de violência e morte'
Especialista em segurança pública e um dos coordenadores do OBVIO, Ivênio Hermes diz que considera os números “estarrecedores”, tendo em vista o curto período de tempo. “Quem vive no RN parece estar numa locomotiva de violência e morte, cuja letalidade está em alta velocidade, ceifando  antecipadamente vidas e chegando à casa dos 500 homicídios em 2017", disse.

Em 2016, apenas no dia 6 de abril o OBVIO contabilizou mais de 500 mortes no RN. "2016, ano considerado o mais violento da história do RN, já começa a perder para 2017”, afirmou.

Também nesta terça, um sargento da Polícia Militar foi morto a tiros na rua Cícero Pinto, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. Segundo a própria PM, o crime aconteceu em frente a um mercadinho que havia acabado de ser assaltado. A arma do sargento foi levada. Este é o 6º policial militar assassinado este ano no Rio Grande do Norte.

O número de homens que já foram mortos em 2017 é de 483; o de mulheres, 18. E há o caso de dois corpos que ainda não foi possível identificar o sexo. A arma de fogo foi o instrumento mais utilizado pelos criminosos: 426 pessoas foram mortas assim. Outras 56 foram assassinadas por arma branca, 7 por objetos cortantes, 8 por espancamento e 3 por asfixia.

Ainda de acordo com os dados do Observatório, a maioria dos assassinatos registrados aconteceu na capital. Veja os números:
Natal: 135

Parnamirim: 38
Ceará-Mirim: 37
Nísia Floresta: 30
Macaíba: 19
São Gonçalo do Amarante: 17
Extremoz: 13
São José de Mipibu: 9
Maxaranguape: 3
Monte Alegre: 3
Vera Cruz: 3

Por G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário