Pages

domingo, 27 de abril de 2014

Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó realiza Dia “D” de mobilização contra a gripe

Vacinação IIApesar de ter sido iniciada na última quinta-feira (24), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi lançada, oficialmente, neste sábado (26) na cidade de Jardim do Seridó. A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e Influenza B. O vírus, a cada ano, é diferente e a vacina é feita justamente com esse vírus (inativado) novo.

Com o objetivo de cumprir a meta do Ministério da Saúde e imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó mobilizou todos os profissionais de saúde e preparou um cronograma de funcionamento para todas as Unidades Básicas de Saúde e mais o Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva que estiveram abertas das 08 horas da manhã até às 17 horas.

Durante a campanha, que se estende até o dia 9 de maio, a vacina contra a Influenza esta disponível à população de adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 5 anos , gestantes de qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas, trabalhadores de saúde; povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário municipal de Saúde de Jardim do Seridó, Alex Moura; acompanhado da coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Juliana Sampaio esteve visitando todas as unidades para acompanhar de perto o Dia “D” de vacinação. Inclusive, tanto Alex, como Juliana são enfermeiros e fizeram questão de tomar e aplicar a vacina nos profissionais de saúde. “A Influenza é uma doença respiratória de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. A principal intervenção preventiva é a vacinação”, lembrou Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário