Pages

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Consultas de Glaucoma acontecerão nesta terça e quarta-feira no Centro de Saúde em Jardim do Seridó

O Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, realizado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó estará realizando nos dias 10 e 11 de fevereiro, terça e quarta-feira, respectivamente, no Centro Clínico Dr. Maurino Silva (Centro de Saúde), mais um mutirão das consultas de glaucoma. O projeto atende as pessoas, gratuitamente, inclusive com a distribuição de colírios.  

Os pacientes que irão participar do atendimento pela primeira vez devem comparecer ao Centro de Saúde com os seguintes documentos: Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Já a ordem de atendimento será a seguinte: Dia 10 de fevereiro será somente à tarde e no dia 11/02, durante todo o dia (manhã e tarde). A consulta e o exame de campimetria (caso seja necessário) são gratuitos.

O glaucoma é uma doença transmitida geneticamente, que compromete os nervos dos olhos e pode levar à cegueira. A patologia é, em alguns casos, assintomática. Por isso, muita gente é portadora e não sabe. Em Jardim do Seridó, muitas pessoas descobriram que têm glaucoma, através da consulta com o oftalmologista do mutirão.

Um dos principais fatores de risco é a pressão ocular elevada, porém, outras causas podem determinar a doença como: raça (pessoas da raça negra), histórico de glaucoma na família, diabetes, uso prolongado de cortisona e pressão alta. Por isso é indicado que a partir dos 40 anos sejam realizados periodicamente exames oftalmológicos específicos para verificar o fundo do olho e pressão ocular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário