Pages

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Técnicos da SEMARH realizam limpeza de poços na Zona Rural de Jardim do Seridó

20150206_114851Conforme prometido pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Mairton França, quando da audiência em Natal com as autoridades de Jardim do Seridó, técnicos da SEMARH realizaram nesta sexta (6) e sábado (7) na Comunidade Catururé, a limpeza de poços tubulares existentes no local com uma máquina pertencente a esta referida secretaria e com o apoio logístico deste município.

A ação faz parte do plano emergencial adotado pela Prefeitura Municipal para abastecer Jardim do Seridó, caso a cidade venha enfrentar um colapso d’água no seu abastecimento em razão da Barragem Passagem das Traíras chegar a secar. Atualmente, este reservatório encontra-se com menos de 2% de sua capacidade de armazenamento total.

No ano de 1993, quando também existiu uma grande seca perfuraram-se dez poços na Comunidade Catururé e foram eles que deram um suporte à população jardinense, para os afazeres domésticos (lavar louça, tomar banho e lavar roupas). No entanto, os técnicos da SEMARH só conseguiram encontrar apenas seis deles, dois quais, somente três estavam em condições de recuperação.

Presentes no início dos trabalhos, os secretários municipais: João Eudes (Gabinete) e Jarbas Silva (Obras e Serviços Urbanos) foram aconselhados pelos técnicos que a Prefeitura Municipal solicite um estudo técnico a CAERN para ver a possibilidade da perfuração de um poço amazonas com 6 metros de diâmetros e 7 metros de profundidade, porque nessa hipótese, a despesa será menor e ele será mais duradouro, ao invés de perfurar outros poços tubulares.

Depois desse processo será preciso a CAERN realizar ainda o bombeamento desses poços para abastecer a cidade. Para isso, um estudo de viabilidade técnica junto a este órgão já foi enviado, por meio de ofício pelo Prefeito Padre Jocimar Dantas, requisitando a reativação desse sistema adutor. Segundo informações preliminares, apesar dessa água não servir para o consumo humano, devido ao alto teor de ferro, daria para assegurar o abastecimento à população por aproximadamente sete meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário