Pages

terça-feira, 28 de julho de 2015

Caicó e os 79 anos de fundação da sua “Grande Concha”

40d674e3ef64161fbd18fb86c6be4204

Falar em Caicó é lembrar, da culinária, da Festa de Santana e principalmente do Açude Itans que é responsável pelo abastecimento de boa parte do município. Falar no açude já nos faz indagar a origem do seu nome que segundo relatos históricos detalham  que Janduí-Tapuia significava “Grande Concha”, e assim a obra foi realizada.

Os primeiros estudos para a construção do açude datam de 1907, sendo um projeto do Governo Federal em caráter emergencial, para socorrer o Seridó, região tradicionalmente submetida aos efeitos das condições climáticas adversas e que, na ocasião, sofria uma seca calamitosa. Inicialmente o projeto do então governador José Augusto, era de se construir um reservatório no município de Jardim do Seridó, porém tal projeto foi rejeitado pelos moradores temendo ficar desempregados devido às águas encobrirem suas terras.

Atendendo a solicitação dos moradores, o governador resolveu transferir o projeto para o município de Caicó, no sítio Itans, terras onde atualmente está instalado o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, iniciando-se as obras em 1932. Porém os engenheiros acharam o terreno pedregoso, o que dificultaria as escavações.

Itans-de-Caicó

O ministro paraibano José Américo de Almeida concordou com a mudança no local, porque estava na documentação. O novo local escolhido foi a fazenda Caiçara. O açude foi construído com terra batida, mas para isso foi indispensável a utilização de jumentos para carregar a terra em caçambas de madeira de fundo falso. Após a substituição do engenheiro Roberto Miller, pelo engenheiro Rener Becker, o DNOCS enviou um trator caterpillar com rolo compressor e lâmina de espalhar a terra, com isso, o trabalho manual de espalhar e socar a terra foram suspensos.

A obra foi concluída no final de 1935 e inaugurada no dia 02 de fevereiro de 1936. Com isso, Caicó foi a primeira cidade do interior do Rio Grande do Norte a ganhar um serviço de abastecimento de água, cujo atendimento nunca precisou ser suspenso por falta de capacidade hídrica. Isto pelo menos até o ano de 1999, quando pela primeira vez foi suspenso o abastecimento devido justamente ao baixo nível de água do reservatório, quando chegou a reter somente 3 milhões de metros cúbicos de água. Nesta situação somente servia à sobrevivência de alguns peixes.

Passado setenta e nove anos da sua inauguração o reservatório agora carrega o nome do ministro paraibano José Américo de Almeida, através da proposição do vereador Leleu Fontes, mas que carinhosamente ainda é chamado por todos de Itans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário