Pages

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Polícia identifica preso morto em cadeia no RN; são 20 casos este ano

O Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) identificou o preso que foiencontrado morto na tarde deste sábado (17) dentro do presídio provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal. Magnum Guedes de Moura, de 28 anos, morreu dentro de uma cela. O Itep ainda não sabe qual a forma como ele foi assassinado. Somente em 2015, são 20 os casos de assassinatos de detentos dentro do sistema prisional potiguar.

Magnum Guedes virou réu em uma ação penal um dia antes de ser assassinado. Na sexta-feira (16), o juiz Cleanto Alves Pantaleão Filho, da 3ª vara criminal de Natal, recebeu denúncia do Ministério Público contra ele. Magnum respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e seria notificado para, em 10 dias, apresentar defesa. Ele havia sido preso no dia 10 de setembro passado, por uma equipe da Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom), sob suspeita de envolvimento em um assassinato em Ponta Negra, na Zona Sul da cidade.

Em entrevista ao G1 nesta sexta (16), o juiz da vara de execuções penais,Henrique Baltazar, reforçou que havia possibilidade de mais outras mortes em presídios potiguares. "Em muitos casos os presos são mortos por outros detentos e eles simulam um suicídio, mas não simulam nem com tanta preocupação. Essa situação é absurda. O Estado é responsável pela vida dos presos e não está cumprindo com mais uma de suas obrigações", disse Baltzar.

"Hoje são as facções criminosas que controlam os presídios. A situação é calamitosa e eu não entendo porque o Ministério Público ainda não buscou uma intervenção federal no sistema prisional do Rio Grande do Norte", acrescentou o magistrado.  Por G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário