Pages

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Rafael Motta destina emenda para implantação de Central de Videomonitoramento da Grande Natal

O deputado federal Rafael Motta (PSB) propôs na reunião de bancada potiguar, realizada nesta quarta-feira (19), em Brasília, para a definição das emendas coletivas apresentadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2017, a destinação de recursos para a implantação de uma Central de Videomonitoramento na Região Metropolitana de Natal (RMN). O objetivo é melhorar a segurança dos municípios que compõe a Grande Natal e permitir ações nas áreas da mobilidade e serviços urbanos.

Inspirado em modelo já existente em Belo Horizonte, a Central de Videomonitoramento concentrará informações e imagens provenientes de câmeras de monitoramento espalhadas em pontos importantes da Grande Natal, que poderão embasar tomadas de decisões não só na área da segurança pública, como também dos serviços urbanos e do tráfego rodoviário. “Essa emenda chega com o objetivo de reduzir os índices de violência que atualmente existe na Grande de Natal e ajudar na integração da Região Metropolitana, que pode passar a ser pensada de forma mais conjunta”, explicou o deputado Rafael Motta. 

Vale lembrar que, segundo o Atlas da Violência, levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre as 15 cidades mais violentas do Rio Grande do Norte, oito estão localizadas na Grande Natal: Macaíba, São José de Mipibu, Extremoz, Natal, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Parnamirim. 

Central de Monitoramento


O deputado federal Rafael Motta esteve no mês de junho deste ano em Belo Horizonte, onde conheceu o funcionamento do Centro de Operações da capital mineira. Na ocasião, o parlamentar pôde ver de perto como opera a central que tem o objetivo de coibir a violência em Belo Horizonte. 

A Central permite ainda monitorar o tráfego urbano e os serviços urbanos, por meio de câmeras de vídeo instaladas em diversos espaços públicos da região. As câmeras funcionam como olhos eletrônicos que giram 360 graus e enviam imagens para um complexo de telas e monitores da central. Quase dois milhões de pessoas que residem na Grande Natal serão beneficiadas com a emenda do deputado Rafael Motta.

Legendas das fotos: Rafael Motta em BH visitando o Centro de Operações e hoje na reunião de bancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário