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quarta-feira, 27 de março de 2019

Aplicativo adquirido pelo Governo do Estado facilitará as aquisições pelas organizações comunitárias

Com objetivo de gerar autonomia nas cooperativas e associações beneficiadas por projetos do Governo do Estado, o Governo Cidadão, através de uma parceria com o Banco Mundial e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), lançará um aplicativo para smartphones que possibilita os beneficiados criarem e acompanharem os próprios processos de licitação. A inovação foi apresentada nesta terça-feira (26) em reunião na Unidade de Gerenciamento do projeto.

Batizado de “Sol” – Solução Online de Licitação –, o aplicativo vem para facilitar o acesso de todos aqueles envolvidos nos processos licitatórios para aquisição de bens, obras e serviços. A maioria dessas instituições, localizadas em áreas rurais e afastadas de centros urbanos, tem dificuldades de encontrar fornecedores qualificados e interessados em participar das suas licitações. As associações poderão abrir os processos a partir do preenchimento dos dados e o aplicativo vai permitir o acompanhamento gerencial de todas as etapas, garantindo o melhor preço para a aquisição, priorizando a aplicação dos recursos na economia local e o cumprimento de todos os requisitos legais de forma automatizada e transparente.

“Vimos que o processo licitatório nas entidades muitas vezes resultava em erros. Vários terminavam não finalizando por falta de fornecedor, por nas regiões das comunidades não haver empresas suficientes para atendê-los. Isso nos levou a pensar num aplicativo para facilitar a entidade em si, mas também nós como projeto, como financiadores dos recursos, para que tivéssemos um melhor controle”, explicou Walter Ribeiro, coordenador de Tecnologia da Informação da CAR. 

Com a nova tecnologia, surge agora o desafio de capacitar as equipes das cooperativas e associações que irão utilizá-lo, além da assistência técnica que dará suporte a elas. “Para que a implantação do aplicativo seja feita com sucesso, será necessário ensinar aos produtores como utilizar essa nova ferramenta. A construção do aplicativo está quase finalizada e estamos prevendo a primeira capacitação já para maio desse ano”, conta o secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, que esteve presente na reunião.

O vice-presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de São João do Sabugi (COAFS), Joseilson Medeiros, afirmou que após o período de adaptação à nova tecnologia, a aquisição dos equipamentos será dinamizada. “O aplicativo com certeza nos ajudará e facilitará a transparência do processo como um todo”, assegurou.

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