Pages

sexta-feira, 8 de março de 2019

Governo do RN lança estudo de gênero realizado com beneficiários do projeto Governo Cidadão

Empoderar as mulheres e combater a desigualdade de gênero é uma das prioridades do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial. Nesta sexta-feira (8), a governadora Fátima Bezerra lança o estudo “Plantando Sementes de Empoderamento - Expandindo a atuação feminina por meio da inclusão produtiva nas áreas rurais do Nordeste do Brasil”, realizado pela Umbrella Facility for Gender Equality (UFGE), parceira do Banco, e que trabalhou com 16 associações comunitárias beneficiadas pelo projeto no Rio Grande do Norte. O lançamento acontece durante cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, marcada para as 9h na Escola de Governo.

Uma das conclusões a que o estudo chegou é que a maioria das mulheres potiguares no campo ainda sofre com a divisão desigual do trabalho doméstico, acumula inúmeras tarefas e tem o tempo nulo ou reduzido para atividades produtivas. Mais de 62% das mulheres ouvidas pelo estudo não têm renda pessoal ou é inferior a um salário-mínimo. Essa diferença de renda entre os gêneros alinha-se com os dados nacionais, que mostram que a renda das mulheres brasileiras é, em média, 3⁄4 a dos homens.

"O presente trabalho joga luzes sobre um problema enraizado na cultura brasileira, que promove não só disparidade entre homens e mulheres, mas incrementa índices de violência e criminalidade. É preciso diversificar os instrumentos de combate às desigualdades de gênero, promover o acesso à informação e empoderar nossas mulheres. Esta é e sempre será uma luta nossa", destaca a governadora Fátima Bezerra.

"Pudemos concluir que nem os homens nem as mulheres percebiam o tanto que elas trabalham ao encarar três jornadas diárias extenuantes. As atividades realizadas em oficinas e treinamentos plantaram a semente do empoderamento nessas mulheres, mas precisam de irrigação regular para que os frutos amadureçam", destacou a consultora sênior em desenvolvimento rural do Banco Mundial e Gerente do Projeto Governo Cidadão, Fátima Amazonas.

O Rio Grande do Norte foi escolhido pelo Banco Mundial e a Umbrella Facility for Gender Equality para sediar o estudo, que a partir de agora será disseminado em outros estados e países onde a instituição financeira atua. No total, 508 membros, entre homens e mulheres, participaram do processo iniciado em 2015, que incluiu a aplicação de questionários e a capacitação de na temática de gênero, tanto com mulheres como com os homens participantes dos investimentos e do processo de capacitação. Nesta, foram realizadas dinâmicas baseadas na cartilha “Um Dia…” e no documentário “A Força das Mulheres”, que inspiraram a criação de outros quatro vídeos e uma animação para futuras atividades e sensibilização de outros grupos sobre o tema.

Saiba mais

Através do estudo foi possível identificar lacunas com relação à inclusão de gênero nos projetos financiados pelo Banco e a forma de abordagem. Das 52 associações atendidas pelo projeto, 31 são lideradas por mulheres. Em uma margem de mil beneficiários, 63% são do sexo feminino. Das 16 associações que receberam o treinamento, 13 são lideradas por mulheres. Segundo Fátima Amazonas, os dados só reforçam a importância e significado do papel que elas exercem.

Todas as pessoas que participaram do estudo são beneficiários do Edital do Governo do Estado para apoio aos Subprojetos de Empreendimentos Econômicos Solidários e da Agricultura Familiar, que conta com recursos do Acordo de Empréstimo financiado pelo Banco Mundial. Desde 2015, especialistas de diversas áreas visitaram as associações de agricultores familiares potiguares para ouvir sobre a atuação feminina no meio rural. A conscientização sobre a importância da participação das mulheres nas atividades produtivas foi o principal objetivo do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário