Pages

sábado, 26 de dezembro de 2009

ATAQUE CONTRA BRASILEIROS NO SURINAME DEIXA 14 FERIDOS

Incidente aconteceu nesta quinta-feira (24) após brasileiro matar morador local

Um ataque de quilombolas na fronteira do Suriname com a Guiana Francesa deixou 14 brasileiros feridos, sendo que 7 deles em estado grave. Os locais - negros descentes de escravos da cidade de Albina - vivem na mesma região onde moram garimpeiros brasileiros. Inicialmente, o embaixador do Brasil em Paramaribo, capital do Suriname, José Luiz Machado e Costa, havia informado que dois brasileiros estavam mortos, mas o diplomata corrigiu a informação.

Segundo o embaixador, quilombolas atacaram um acampamento onde moram cerca de 2 mil brasileiros que trabalham no garimpo. Houve saques, estupros e assassinatos. Cerca de 300 quilombolas teriam participado do ataque. Uma mulher grávida, que estava gravemente ferida, foi a única brasileira transferida para um hospital da Guiana Francesa, que ficava mais próximo ao local. A cidade de Albina fica a aproximadamente 150 km da capital. Ela está sendo tratada, mas perdeu o bebê, segundo o embaixador.

- Estamos aguardando informações sobre o estado de saúde e identidade dela.

Segundo ele, oitenta e um brasileiros foram removidos da cidade de Albina para a capital. Os que não estão hospitalizados estão hospedados em hotéis pagos pelo governo do Suriname. O embaixador afirma que 32 destes 81 estiveram diretamente envolvidos no confronto, por essa razão, serão ouvidos pela polícia do Suriname. O restante quis vir no ônibus, pois estava com medo.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário