Pages

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SESAP CONCLUI CAPACITAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DE HANSENÍASE

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle de Hanseníase (PECH) divulga o resultado da capacitação em Clínica e Tratamento realizada nos municípios de Nova Cruz e Espírito Santo. No total, foram detectados oito novos casos da doença, dos quais três no município de Espírito Santo e cinco no de Nova Cruz.


O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa da UFRN e da UFBA, conta com o apoio da Sesap e a participação de alunos do curso de Medicina. A primeira fase da capacitação foi realizada dia 11 de novembro em Espírito Santo e 25 do mesmo mês em Nova Cruz. Na ocasião, agentes do Programa Saúde da Família, médicos, enfermeiros, agentes comunitários e professores da rede municipal receberam material informativo e instruções necessárias para a ação de busca de novos casos. Após essa etapa, foram realizadas campanhas e atividades para a detecção de manchas que pudessem indicar o aparecimento da doença.


Na segunda fase, as equipes voltaram aos municípios para o fechamento das campanhas - 2 de dezembro no Espírito Santo e 16 em Nova Cruz. Esses oito casos detectados são o resultado dessa procura. Segundo Handrezza Siqueira, coordenadora do PECH da Sesap, "embora sejam municípios silenciosos, há uma efetiva incidência da hanseníase". Ela explica que esse "silêncio" se deve a subnotificação. "Como havia uma certa dificuldade na detecção da doença, esses casos não eram notificados. Agora, esse profissionais estão habilitados a identificar os sintomas e encaminhar para as unidades de saúde", disse Handrezza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário