O deputado veterano da Câmara é Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que atingiu o maior número de mandatos consecutivos: foi eleito para o 11º nestas eleições. O deputado completa 40 anos de Câmara em fevereiro de 2011 e já garantiu a vaga até 2015. Com toda a experiência, Alves não descarta concorrer à Presidência da Câmara pelo PMDB. Nesta quinta-feira (7), o atual presidente, Michel Temer, afirmou que PT e PMDB devem se revezar no comando da Casa pelos próximos quatro anos.
“Seria uma realização poder presidir a Casa em que estou há 40 anos. Conheço todos os seus cantos, recantos, corredores, plenário, comissões. É o lugar onde o povo brasileiro está representado nas suas qualidades e nos seus defeitos”, disse Alves. Ele ressaltou, no entanto, que é necessário escolher um nome de consenso entre todos os partidos. “Ninguém é candidato de si mesmo”.
Henrique Eduardo Alves está a um mandato de atingir o recorde do ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas (1933-1982). O parlamentar do Rio Grande do Norte chegou à Câmara com 22 anos. Foi lançado na política por seu pai, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves (falecido em 2006).
Atual líder do PMDB, cargo que ocupa desde 2007, já foi presidente das comissões de Comunicação; de Constituição e Justiça; de Legislação Participativa; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.
O momento mais marcante dessa carreira, segundo Alves, foi a promulgação da Constituição de 1988. “Aquele foi um momento vivo da cidadania, da participação popular. Foi o ponto mais alto da Casa”.
Conselhos
Aos novatos, o deputado aconselha equilibrar os trabalhos no Congresso e o contato com as bases eleitorais nos estados, manter a coerência e esquecer a vaidade. Segundo ele, essa é a receita para que o novo parlamentar não desapareça no universo de 513 deputados.
“É preciso ficar atento às reivindicações dos nossos estados, das bases eleitorais e manter a fidelidade ao partido que representa. Isso cria uma coerência que é muito respeitada”, disse Alves. “É preciso ainda ser muito determinado no que se quer fazer, superando os interesses menores, as intrigas e as vaidades. Essa é uma receita que dá sempre certo.”
Propostas
Henrique Eduardo Alves é um dos autores do projeto que originou a minirreforma eleitoral de 2009 (Lei 12.034/09) e da proposta que estabeleceu novos critérios para a distribuição do Fundo Partidários (Lei 11.459/07).
Ele também foi o relator do projeto sobre partilha do pré-sal. Foi ele quem iniciou a discussão sobre a distribuição de royalties do petróleo, propondo uma distribuição maior entre os estados onde não há produção.
Por ter o maior número de legislaturas, o deputado pode ser designado para comandar a eleição da próxima Mesa Diretora e tem a prerrogativa de assumir a presidência da sessão e das comissões na ausência do titular.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário