Os professores da Zona Rural do Município de Parelhas participam, desde a última segunda-feira (18), de curso de alfabetização e letramento. O momento marca o 3º módulo, que totaliza 40h ministradas nos turnos da manhã e tarde. A formação dos docentes voltada para a educação do campo é o principal objetivo da iniciativa, uma realização do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Prefeitura Municipal de Parelhas.
O trabalho integra a metodologia da Escola Ativa, que é específica para as escolas do campo como forma de buscar a melhoria na qualidade do desempenho das unidades multisseriadas da zona rural. O curso de alfabetização e letramento, em seu 3º momento, prossegue até o próximo dia 22. No total são 240h divididas em seis módulos.
Outros cursos estão em andamento no Município. 70 professores; de Literatura, Português, Artes, Cultura e História do ensino fundamental e médio das redes Municipal e Estadual; participam do curso de literatura e cultura afro-brasileiras e africanas. O objetivo é que o conteúdo apresentado seja inserido no currículo escolar, conforme estabelece a lei 10.639/2003.
Na área de língua portuguesa encontram-se em andamento outros dois cursos de ‘leitura e produção textual’ e ‘diversidade textual’, oferecidos a docentes do 1º ao 9º ano. A educação inclusiva também é tema de formação que reúne uma média de 160 participantes dentre professores, supervisores e gestores escolares de todas as escolas municipais do ensino fundamental e médio.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário