Pages

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Em clima de despedida, governador inaugura hospital público

image Inaugurado pelo governador Iberê Ferreira de Souza na manhã desta sexta-feira (08), o novo hospital estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos, antigo Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Rio Grande do Norte (ITORN), abrigará pacientes de outros locais. Serão transferidos dos hospitais João Machado e Walfredo Gurgel aqueles que precisarem de cirurgias vasculares, de clínica-geral e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – esta última apenas para novembro

Serão oferecidos ao todo, 100 leitos – 84 clínicos e 16 de UTI. O custo do investimento é de 2,4 milhões, pelo pagamento mensal de 200 mil de aluguel do espaço ao médico proprietário do ITORN, Cipriano Correia, já que o contrato publicado no Diário Oficial do Estado é vigente por um ano. Para o governador Iberê Ferreira, a inauguração vai trazer uma melhoria dos serviços de saúde à população e não tem motivação política. “Vamos fazer atendimento e visitar os leitos, vou trabalhar até o último momento, pois tenho compromisso de deixar as coisas funcionando para o próximo Governo”, disse. O governador também estava se referindo ao desejo de implantar 25 leitos no hospital João Machado para dependentes químicos.

Para o George Antunes, Secretário Estadual de Saúde (SES) e responsável pela administração da nova unidade, apesar da dificuldade para colocá-la em funcionamento, a inauguração é uma conquista. “Tudo que é inovador desperta crítica e resistência, o conflito de interesses torna difícil as ações, mas vencemos”. George Antunes falou ainda do homenageado, Ruy Pereira dos Santos, que terá o nome do hospital. “Esse é um nome mais que merecido para uma unidade de saúde, ele representa vigor e persistência ao acreditar no futuro da saúde nesse país sendo um dos combatentes para implementação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Mas homenagem maior foi da viúva do Dr. Ruy Pereira. Ana Maria Brito, visivelmente emocionada, falou como seu ex-marido se dedicava a profissão. “Ruy trabalhou com simplicidade, ética e compromisso. Foi decisivo na política de maior impacto do país”. Ana Brito falou ainda do desafio que a saúde tem daqui para frente. “Essa inauguração vai trazer melhoria de atendimento aos pacientes, mas a inovação deve sempre ser buscada, sem deixar de lado a qualificação profissional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário