REALIZADO HÁ 17 ANOS NO ESTADO, O PROJETO TERRA PRONTA BENEFICIARÁ CERCA DE 10 MIL PEQUENOS PRODUTORES.
O Governo do Estado assina, nesta segunda-feira (14), no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no município de Assú, um convênio com a
Petrobras e a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca para a realização do Projeto Terra Pronta.
O Projeto Terra Pronta disponibiliza aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infra-estrutura básica para o plantio, através da preparação moto-mecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão e outras.
Atuam também no Projeto, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) e prefeituras de 17 municípios. Entre os municípios parceiros estão Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Upanema e Guamaré.
Nos municípios, o Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. O Comitê é formado por representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.
Tanto a Emater quanto a Petrobras atuarão de maneira estratégica no projeto. A Petrobras vai disponibilizar óleo diesel para movimentar os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes. Já à Emater caberá a orientação técnica do projeto e a distribuição de sementes selecionadas para o plantio.
O Projeto Terra Pronta, realizado há 17 anos no Rio Grande do Norte, beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário