O Encontro do Livro Didático reúniu 200 professores de Ensino Médio de escolas estaduais de Natal na tarde desta segunda-feira (16) na Escola Edgar Barbosa. O Encontro serviu para estudos e análises dos professores sobre a escolha dos livros que serão adotados nos próximos três anos em todas as disciplinas do Ensino Médio.
No evento, que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, foram feitas análises para subsidiar os professores nas escolhas dos livros a serem adotados entre 2012 e 2014 nas escolas de Ensino Médio do Rio Grande do Norte. São livros referentes a todas as disciplinas oferecidas no Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Biologia e Física.
“O importante é que a escolha do livro didático, feita pelo próprio educador, consiga ser parte significativa na promoção do conhecimento criativo e criador do aluno. Uma escolha que leve o estudante, a partir do contato e entrosamento com o livro, a desenvolver habilidades básicas, saber ler, compreender o que ler, e argumentar sobre situações do dia a dia e do campo do conhecimento”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Betânia Ramalho.
O processo de escolha do Livro Didático do Ensino Médio acontecerá em 291 escolas da rede estadual de ensino e beneficiará a mais de 125 mil estudantes cadastrados no Censo Escolar. A escolha será feita por professores pertencentes ao quadro de funcionários das escolas e dentro de suas respectivas áreas de atuação e de forma coletiva, transparente, com professores bem informados. O processo contará com discussões em grupo e encontros organizados por disciplinas pela Secretaria de Educação.
A análise das obras e o guia do livro didático encontram-se disponíveis no site http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico .
A Secretaria de Educação também estará enviando para as escolas, manual de orientação sobre o processo de escolha do livro didático. "Nosso objetivo é contribuir com informações importantes para que o professor faça a melhor e mais eficiente escolha, sobretudo no aspecto pedagógico", destaca Betânia Ramalho.
Registro apenas pela Internet
O registro da relação dos livros escolhidos será feito apenas pela Internet, no período de 23 de maio a 12 de junho, através do portal www.fnde.gov.br, seção Destaques, no link Escolha PNDL 2012.
Para que os professores tenham acesso ao sistema de registro do livro didático, o FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) enviará Carta Amarela pelo Correio com uma senha e o login.
A responsabilidade pela guarda do sigilo da senha cabe a Escola. No caso de roubo ou furto da senha, a Escola ou a Secretaria de Educação deve enviar ofício ao FNDE, com a respectiva cópia do Boletim de Ocorrência, relatando o fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário