O deputado estadual Hermano Morais visitou a sede da União dos Escoteiros do Brasil no Rio Grande do Norte (UEB-RN), na tarde desta quinta-feira (12). A visita atendeu a um convite da direção do grupo, que pediu o apoio do peemedebista para a ampliação do projeto “Escotismo nas Escolas” nas instituições de ensino do Estado.
Ao longo de cinco anos o projeto está presente em 103 escolas do Estado e já atendeu mais de 14 mil jovens, com atividades de lazer, esportes, ações de cidadania, primeiros socorros, entre outras ações. Mas enfrenta a resistência do poder público, principalmente no município de Natal, apesar de já possuir uma Lei que institui a criação do projeto nas escolas municipais.
Para Hermano Morais, que é co-autor do Projeto de Lei que implanta o projeto no âmbito do município de Natal, a iniciativa já poderia estar presente em todas as escolas do Estado e do município de Natal. “Eu acredito em soluções simples, de baixo custo e eficientes. O custo benefício desse projeto é baixíssimo, cerca de cinco mil reais por mês para cada jovem beneficiado. E isso influencia tanto na formação dos alunos, que terão um melhor desempenho escolar, quanto nas escolas, reduzindo o índice de violência nas instituições”, explicou.
Ajuda
O deputado estadual ainda se comprometeu em buscar junto a Secretária Estadual de Educação a ampliação do projeto e destinar uma emenda parlamentar para o grupo, que ainda não possui sede própria. “Vamos ajudar no que for preciso para fortalecer essa iniciativa tão bem sucedida, pois a educação tem que ser tratada como prioridade”, encerrou.
Projeto Escotismo nas Escolas
O Projeto Escotismo nas Escolas (PEE) visa complementar a educação formal oferecida pela escola pública com a Proposta Educativa da União dos Escoteiros do Brasil através da fundação de Grupos Escoteiros nas Escolas Estaduais e Municipais do RN e apoio a outros já fundados.
O projeto tem como objetivo contribuir para que as crianças atendidas pelo convênio desenvolvam habilidades necessárias para se tornarem adultos responsáveis e úteis em suas comunidades, através da vivência da metodologia escoteira. E busquem melhorias para a escola, preservando o patrimônio escolar através de atividades como: palestras, mutirões, gincanas e outras atividades de cunho educativo.
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