Garantir o fortalecimento da cadeia produtiva do Rio Grande do Norte tem sido uma das metas da governadora Rosalba Ciarlini. Depois de direcionar ações à agricultura e á indústria de laticínios beneficiadas pelo Programa de Leite, agora chegou a vez do Governo do Estado adotar medidas que se voltem à indústria salineira potiguar, que produz 95% do sal consumido em todo o Brasil.
Diante dessa particularidade, a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com empresários do setor salineiro, atendendo convite do Sindicato da Indústria de Extração de Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL), em Mossoró. Inicialmente, a governadora expôs a situação de obras e benefícios que estão em execução em todo o Estado e, em seguida, recebeu documento do presidente da entidade, Francisco Ferreira Souto Filho, no qual consta uma série de reivindicações à melhoria do setor salineiro. Entre os pontos, a ligação do RN com a Transnordestina.
A governadora afirmou que é preciso direcionar atenção especial ao setor salineiro e que o Governo do Estado tem total interesse em contribuir com o desenvolvimento e incremento do setor.
Rosalba Ciarlini disse que é preciso que SIESAL e Governo juntem forças para atender a demanda das reivindicações e comentou que o primeiro passo é formar grupos de trabalho. “Estamos formando grupo de estudos e trazendo algumas ideias para agregar valor à produção do sal. A nossa preocupação tem sido e isso tem que ficar claro: queremos fazer com que o RN possa crescer nas atividades produtivas. Gerar emprego, trabalho e renda”, comentou, acrescentando: “só assim vamos ser estado maior e justo. Teremos mais receitas para investir em saúde e educação”.
Para a governadora, o sal produzido no Rio Grande do Norte é do Brasil. “Produzimos 95% e precisamos agregar a indústria química. Precisamos criar mecanismos e atrair essas indústrias para o RN, em vez de disputar com o Sal Chileno lá fora, na indústria química de São Paulo. É isso que estou querendo fazer e saímos daqui com o apoio do Sindicato”, disse Rosalba Ciarlini.
A governadora acrescentou que na hora em que Governo e SIESAL conseguirem agregar valor e melhorar condições de logística, com um trabalho em parceria, a indústria salineira obterá o que pleiteia agora. “Mas com o norte que não abro mão: gerar emprego e renda”, afirmou Rosalba.
Para corroborar o que disse acerca da importância da indústria salineira à economia do Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini propôs aos salineiros que irá buscar suporte para que o setor não seja totalmente prejudicado em períodos de chuva. E esse apoio virá por meio de uma linha de crédito aos produtores de sal.
“Vou levar a questão aos órgãos financeiros. Se existe para as atividades mais diversas, como garantia de safra em momento de crise, e colocam recurso para que a atividade possa continuar, por que o sal não é beneficiado? Vou levar essa reivindicação para que tenhamos o Seguro Sal, no momento de estiagem. Para que eles possam ter garantia e esse subsídio”, afirmou.
Transnordestina
Sobre a reivindicação relacionada à retomada da linha férrea potiguar e a sua ligação com a Transnordestina, cujo projeto vem sendo executado pelo Governo Federal, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou que irá atrás da inserção do RN nas ações.
“Impossível é aquilo que a gente não luta. Vou atrás. Diziam que iríamos perder a copa. Hoje é realidade. O aeroporto (de São Gonçalo), a presidenta Dilma (Rousseff) já inaugurou e já temos a parte de embarque e desembarque.”
A governadora continuou: “diziam que o nosso porto (em Natal) iria parar e fizemos a dragagem e recebe navios de grande porte e está sendo ampliado. Se tivéssemos ficado de braços cruzados, nada disso viria. Queremos retomar a linha férrea e isso foi grande prejuízo. Vou atrás e vamos conseguir. O importante é garantir a logística para garantir escoação da produção de frutas, cimento e de minerais diversos.”
Para Edvaldo Fagundes, empresário do setor salineiro, o encontro com a governadora Rosalba Ciarlini foi importante para que o empresariado da área pudesse ter a certeza de que passam a contar, a partir de agora, com o interesse e apoio do Governo do Estado ao desenvolvimento da indústria salineira.
“Foi um encontro importante. Nunca tivemos reunião com a governadora no nosso sindicato e ela trouxe boas notícias para o setor. Ela falou dos empreendimentos e fomos convencidos que ela teve dificuldades, bem como que ela fez muito e vai fazer muito mais em todo o Rio Grande do Norte. As pessoas se enganam, mas a governadora está fazendo muito por Mossoró e pelo Estado”, afirmou Edvaldo Fagundes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário