Pages

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Investimentos na cultura popular do Estado são destaques do RN em Movimento de hoje

No programa RN em Movimento desta quarta-feira (18), a governadora Rosalba Ciarlini fala da criação de linhas de financiamento para a cultura popular do Estado.

O Governo do Rio Grande do Norte lançou seis editais que irão garantir o investimento de R$ 600 mil para apoiar as atividades de grupos folclóricos, criação de cursos e oficinas de arte circense, literatura de cordel, produção teatral e artes visuais. Os mestres da cultura popular potiguar também terão direito a uma ajuda de custo permanente como retribuição a suas atividades em favor da vida cultural do Estado. Foi lançado também o II Salão de Artes Plásticas Chico Santeiro, que irá selecionar 30 obras de arte a serem expostas no projeto Agosto da Alegria.

A governadora Rosalba Ciarlini falou sobre o fato dessa política de apoio à cultura popular não ter sido criada antes. “Nós não lançamos antes esses editais porque estávamos empenhados em resolver as dificuldades financeiras do Estado. À medida que fomos vencendo os obstáculos, poderemos investir cada vez mais na consolidação de uma política cultural voltada para o fortalecimento dos nossos valores”, disse.

Rosalba Ciarlini lembrou, ainda, da criação do Fundo de Cultura, no qual o Governo do Estado destina um percentual de sua arrecadação para o investimento em projetos culturais, e do Agosto da Alegria, lançado no ano passado e que – depois do sucesso inaugural – chega a sua segunda edição sendo ampliado e melhorado. “Um povo que não preserva a sua cultura, acaba perdendo a identidade. Por isso, dentro das nossas possibilidades, vamos sempre dar todo o apoio para engrandecer as manifestações populares, nas artes, no folclore e na cultura em geral da nossa gente”, reforçou a Governadora.

No quadro “Fala Potiguar”, o ouvinte Túlio de Oliveira, da cidade de São Gonçalo do Amarante, perguntou à Governadora se as obras do VLT estão confirmadas. “Esse projeto é tão real que recursos para a sua implantação já foram incluídos na matriz de responsabilidades das obras da Copa 2014. Serão R$ 136 milhões bancados por empréstimo, contraído pelo Governo do Estado. O VLT, o metrô de superfície, vai ser um grande avanço no transporte urbano na região metropolitana de Natal. Até a Copa, muitos trabalhadores, que no dia-dia dependem do transporte público para chegar ao seu local de trabalho, terão mais qualidade de vida, desfrutando de um sistema de transporte moderno, confortável e eficiente”, explicou a Governadora.

O programa RN em Movimento vai ao ar de segunda a sexta, às 7h, em rádios de Natal e do interior do Rio Grande do Norte. Ele também pode ser ouvido no site oficial do Governo do Estado: www.rn.gov.br, onde também é disponibilizado para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário