Pages

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Técnica de reprodução animal da EMPARN é destaque em série de TV

A transferência de embriões feita nos rebanhos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) será um dos destaques na série de reportagens intitulada “Rota do Desenvolvimento”, feita pela InterTV Cabugi (afiliada Globo Natal), nesta quinta-feira (19), no jornal matinal Bom Dia RN.

O projeto do Centro Vocacional Tecnológico de Bovinocultura de Leite do Rio Grande do Norte (CVTBL), do qual participam a EMPARN e a EMATER, é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Agrário, com ênfase na área de reprodução animal e no alto valor genético dos nossos rebanhos bovinos. O projeto tem recursos estimados em R$ 1,3 milhão. Cursos, dias de campo e transferência de embriões estão entre as atividades desenvolvidas no CVTBL.

A transferência de embriões se constitui numa técnica de reprodução animal, que visa garantir que o reconhecido alto padrão genético de animais seja transmitido usando-se a coleta de embriões gerados em matrizes de alto valor genético para serem gestados em receptoras ou mães de aluguel.

O objetivo final do projeto é o de acelerar o processo de repasse do material genético disponível nos rebanhos Gir, Guzerá, Sindi e Pardo-Suíço da EMPARN para os produtores de leite do estado, assim como disponibilizar a estrutura do Laboratório do CVTBL para realização de transferência de embriões de matrizes elite dos rebanhos de selecionadores potiguares. Além de promover a capacitação de extensionistas, técnicos, estudantes, instrutores multiplicadores e agricultores familiares nas diversas áreas da bovinovultura leiteira.

Uma nova proposta do Governo do Estado objetiva uma ação conjunta da EMPARN, EMATER-RN, SEBRAE-RN, ANORC, MCT e MDA para ampliarem a estrutura do Laboratório de Transferência de Embriões do CVTBL com vistas a realização da técnica de fertilização in vitro (FIV), que permitirá uma grande ampliação na oferta de embriões e poderá representar uma importante ferramenta para o melhoramento dos rebanhos do estado.

A reportagem foi gravada na base física do CVTBL, em São Gonçalo do Amarante, e teve participação dos pesquisadores Khaled Salim Faraj, Gustavo Vitor e Ezequias Viana de Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário