Pages

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Curso de capacitação de atendimento pré-hospitalar forma 120 profissionais do SAMU Metropolitano

A Secretaria de Estado da Saúde Pública através do Núcleo de Educação Permanente do Samu Metropolitano forma nesta quinta-feira (27), 120 profissionais que participaram do Curso de Capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar do SAMU para Suporte Básico de Vida.  A solenidade será às 16h, no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti, no município de São Gonçalo do Amarante.

O curso, que teve duração de dois anos, integralizando uma carga horária de 165 horas, foi promovido junto à servidores de diversas secretarias de saúde de vários estados brasileiros do projeto Hospitais de Excelência a Serviço do SUS, do Ministério da Saúde (MS), e teve o apoio do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, que é considerada uma unidade de excelência no Brasil.

De acordo com Rodrigo Dantas, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Metropolitano, as atividades começaram há dois anos com a formação de três tutores para a aplicação das aulas e atividades práticas para os profissionais do RN. “Primeiramente eu e as enfermeiras Walkiria Nóbrega e Isabel Costa recebemos o treinamento para aplicarmos o curso no Rio Grande do Norte. Durante o período do curso tivemos videoaulas, com o Ministério da Saúde e o HAOC, aulas presenciais e também as aulas práticas para os procedimentos”, explica Rodrigo Dantas.

A turma de formandos é composta de 120 técnicos de enfermagem e condutores de Unidades de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano, que atuam em Natal, Parnamirim, S. Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, Nísia Floresta, S. José de Mipibu, Monte Alegre e Vera Cruz.

O Coordenador do NEP, Rodrigo Dantas, informa ainda que já está prevista a seleção para que uma nova turma de 100 técnicos de enfermagem e condutores seja capacitada. “Também teremos a seleção para os instrutores para o curso de suporte avançado, destinado a enfermeiros e médicos. Com essa capacitação o Estado garante não apenas um atendimento cada vez mais especializado aos casos de urgência, como também acesso a verbas e outras capacitações oferecidas pelo Ministério da Saúde”, informou Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário