Pages

sábado, 29 de setembro de 2012

Instituto de pesquisa ITEM que recentemente esteve em Acari é envolvido em vários escândalos


Reproduzo a seguir, matérias relacionadas ao Instituto de Pesquisa ITEM, divulgadas em blogs da região, contestando a credibilidade do referido instituto. Confiram:


Matéria do Blog V&C Artigos e Notícias: ITEM não cumpre legislação e pesquisa para prefeito em Serra Negra é Impugnada


A pesquisa do Instituto ITEM para prefeito de Serra Negra, encomendada pela rádio Caicó e divulgada no último dia 22, foi impugnada pelo juiz eleitoral da 26ª zona, Gustavo Henrique Silveira Silva em Serra Negra do Norte. O partido Verde havia entrado com uma representação pedindo a impugnação alegando suposta irregularidade na pesquisa.


Na representação, foi mencionado que o ITEM não obedeceu às exigências legais, ou seja, forneceu dados incompletos da pesquisa quando de seu registro junto ao TRE. O juiz da 26ª Zona decidiu, então, pela impugnação e suspensão de resultados, já que o ITEM deixou de informar dados sobre o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro, previstos no inciso IV 1º da Resolução TSE nº 23.364, que fala das informações necessárias para registro de pesquisa eleitoral:


O Juiz ainda autorizou o Partido Verde a ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados utilizados pelo ITEM para realizar a pesquisa. A decisão do juiz suspendendo os resultados da pesquisa foi exarada ontem (23), porém o resultado já havia sido divulgado um dia antes. Nele, Serginho aparece com 46,3% e Urbano ficou com 42%.


Matéria do Blog do BG: Instituto ITEM, que estaria a serviço da oposição, utilizou indevidamente nome de estatísitico em pesquisa eleitoral


Após o estatístico Paulo de Tarso denunciar no Twitter, o blog foi atrás e descobriu que o instituto de pesquisas denominado de ITEM, com sede na cidade de Lagoa Nova-RN, registrou uma pesquisa eleitoral, para divulgação, realizada no município de Serra do Mel, utilizando indevidamente o nome do estatístico Paulo Ricardo Cosme Bezerra, de registro no Conselho Regional de Estatística (Conre) 8083.


A presença de um estatístico é fundamental para garantir o registro da pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Regional Eleitoral (TRE). Paulo Ricardo não apenas não participou da pesquisa como também teve seu registro usado sem autorização.


O estatístico, que é funcionário do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), procurou a Associação dos Institutos de Pesquisas do Rio Grande do Norte (Assinp) para abrir uma reclamação contra a empresa. Ele também irá abrir uma denúncia sobre o instituto junto ao TRE e à Polícia Civil pelo uso indevido de sua identidade.


“Estive ontem no TRE de Natal e me foi informado a procurar a 34ª Zona Eleitoral em Mossoró, local onde a pesquisa foi registrada. Chegando lá procurar a promotora Dra. Ana Araújo Ximenes Teixeira Mendes. Estou saindo amanhã cedo para Mossoró”, avisou a vítima.
Fonte:EduardoSilva link da matéria Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário