O diretor presidente da EMPARN, José Geraldo Medeiros da Silva, participou nesta quinta-feira (08), de Audiência Pública na Assembleia Legislativa, sobre a seca que atinge o RN. O debate foi proposto pelo deputado Leonardo Nogueira (DEM) e contou com a presença de várias autoridades e representantes de órgãos governamentais envolvidos com o tema, entre eles o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, que representou a Governadora do Estado, Rosalba Cialirni, e o Secretário em exercício da Agricultura e da Pesca, José Simplício de Holanda.
Na ocasião, José Geraldo fez uma explanação sobre as pesquisas que a EMPARN está desenvolvendo para minimizar os efeitos da estiagem no estado. “A EMPARN disponibiliza algumas tecnologias para auxiliar o semiárido potiguar, como por exemplo, o projeto de cultivo da palma irrigada que vem apresentando resultados animadores. Temos também o projeto de conservação e armazenamento de forragem, cujos técnicos envolvidos atuam de forma preventiva e orientam o produtor a se preparar para o período seco. Além dos projetos de construção de secador solar e cisternas, criação de galinha caipira e desenvolvimento de sementes a partir de melhoramento genético vegetal”, enumera o diretor.
Ainda estiveram presentes à Audiência os pesquisadores da EMPARN Guilherme Ferreira e Expedido Pereira, além do Gerente de Meteorologia da empresa, Gilmar Bristot.
Desde abril deste ano, 139 municípios tiveram o estado emergência declarado pelo Governo de Estado que criou um comitê para tratar sobre a seca. Entre as ações está a Operação Carro Pipa. Em nível federal, o Estado articula com o Ministério da Integração Nacional, ações como o Seguro Garantia Safra, que deve beneficiar mais de 37 mil famílias no Rio Grande do Norte. Outros temas em debate na audiência pública foram os programas Seguro Safra e Bolsa Estiagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário