Pages

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa Estadual vai orientar política nacional do MEC para o Ensino Médio noturno

Alunos Floca_cred-Demis roussos (7)A secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, e sua equipe pedagógica, recebeu uma delegação do Ministério da Educação, esta semana, para tratar de ações pedagógicas na área do Ensino Médio noturno, que no Rio Grande do Norte tem um programa diferenciado e pioneiro. Foi a quarta Reunião do Grupo de Trabalho do Ensino Médio Noturno Diferenciado.

De acordo com a secretária, “a Educação Estadual vem adequando o Ensino Médio para os alunos da rede pública que estudam à noite. Com ações que envolvem as Diretorias Regionais de Ensino de todo o Estado, o programa Ensino Médio Noturno Diferenciado busca atender aos estudantes que trabalham durante o dia e estudam à noite, e tem servido de base para projetos desenvolvidos em outros estados do país”.

Atualmente, 48% dos estudantes de Ensino Médio da rede estadual estão no turno noturno. Por esse motivo, a Secretaria de Educação viu a necessidade de elaborar uma proposta para diminuir a repetência e o abandono escolar, baseada nas peculiaridades desses estudantes que conciliam os estudos com o trabalho e a família.

Para a professora Sandra Garcia, coordenadora geral de Ensino Médio da Secretaria de Ensino Básico, do MEC, o ensino noturno é um dos grandes desafios da educação brasileira, pois trata da relação que os trabalhadores têm com o seu processo formativo. “Viemos ao Rio Grande do Norte, pois sabemos da experiência que o Estado tem nessa prática de ensino.”

Como resultado da reunião, foi elaborada uma proposta de ação pedagógica, que será levada ao Ministério da Educação, para orientar a futura política nacional de educação do Ensino Médio Noturno. É a prática pioneira da Educação do Rio Grande do Norte servindo de base para o avanço do Ensino Médio noturno em todo o país.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário