O Rio de janeiro já merecia um festival internacional de contos.
A Literarte, inspirada em Festivais de contos internacionais, põe em marcha um projeto de difusão, discussão e fomento, exaltando assim um dos gêneros literários mais populares e lidos por todas as classes: o conto.
A narração oral adquiriu novo impulso ao profissionalizar-se e conquistar seu próprio espaço e seu público próprio. Hoje, podemos dizer que as raízes da tradição renascem em sua forma artística com propostas de alta qualidade estética e de conteúdos
Os contos continuam a abrir caminho por serem uma forma de expressão popular, econômica, afetiva e criativa. Envolvem toda a sociedade porque estimulam a imaginação. São elementos de conversação, oral e ou escrita, que em geral levam as vozes muito além das comunidades de origem, chegando aos mais longínquos rincões internacionais. Em suas insinuações,, coerentes ou contraditórias, não há dúvida de que contribuem para o debate cultural.
Em sua primeira edição, a Literarte prepara uma grande festa de encontro do contista com seu leitor. Cabo Frio, cidade não apenas linda, mas sustentável e historicamente rica, será o palco deste grande espetáculo
Apostando na nova geração de escritores brasileiros para promover um novo olhar sobre o conto, o festival promete. Vai dar ainda maior visibilidade a uma arte profundamente humana, incrementando, ao mesmo tempo, a vocação humanistica de uma cidade que tem sido historicamente o ponto de chegada e de partida para todas as culturas do mundo. Vai estimular o surgimento de novas propostas por todo o território nacional e consolidar as já existentes, resultando no fortalecimento do imaginário individual e coletivo que pertence a esta nossa cultura viva, que muito tem para dizer e muito para ouvir.
Os pontos altos do evento, além da releitura dos contos premiados no livro do festival, serão a conferência virtual " Box in a Box" , com o Doctor Store e Agente Literário - reconhecido Internacionalmente- James MacSill, e a "Oficina Conto e Pronto de criação Literária".
Nenhum comentário:
Postar um comentário