“Natal Poemas e Canções”, de Deógenes da Cunha Lima, e “Um Canto conforme a noite”, do jovem Yuri Hícaro,foram lançados no Dia Nacional da Poesia
Os dois últimos volumes da Coleção Cultura Potiguar, publicados pelo Governo do Estado, através do Edital Publicações, da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) foram lançados em uma grande festa, no Dia Nacional da Poesia, na Pinacoteca do Estado, 14 de março. “Natal Poemas e Canções”, de Diógenes da Cunha Lima e, “Um canto conforme a noite”, de Yuri Hícaro, correspondem, respectivamente, aos volumes 34 e 35 da coleção. O momento foi marcado também pela presença do poeta Thiago de Mello, grande homenageado do dia, que esteve em Natal a convite da Secultrn/FJA.
Reconhecido como um ícone da literatura regional, uma figura ímpar que usa seus poemas para nos fazer refletir sobre os direitos humanos, a ecologia e a paz mundial, o poeta amazonense ressaltou, na oportunidade, a importância dos governantes levarem a poesia a todos, fazendo com que ela faça parte dos mandatos e das políticas públicas, uma vez que esta consiste em uma das mais autênticas formas de expressão e expansão da alma. Nesse sentido, o poeta elogiou o edital Publicações, que tem como um dos objetivos atuar diretamente no fomento e na formação de escritores e leitores.
O 34º volume da coleção cultura potiguar, “Natal Poemas e Canções”, de Diógenes da Cunha Lima é um presente do prestigiado autor potiguar para o seu povo. O livro do atual presidente da Academia Norte Riograndense de Letras conta com as ilustrações de Newton Navarro, reunindo o sertão e o litoral. Escritor, advogado e poeta, Diógenes da Cunha já tem em seu currículo diversas publicações, a exemplo de “Câmara Cascudo, um brasileiro feliz”, “Os Pássaros da Memória” e “Natal – biografia de uma cidade” e, é apontado como um dos maiores inovadores da literatura norte-rio-grandense dos últimos tempos.
Já Yuri Hícaro, em “Um Canto conforme a noite”, busca usar a poesia para expressar de forma simples as inquietudes e os emaranhados das emoções humanas, nos levando, através de metáforas a uma viagem no significante das palavras e, nos propondo o entendimento daquilo que não está escrito. O poeta, de 25 anos, natural de Pau dos Ferros, foi bastante elogiado por Thiago de Mello, que exaltou da importância do surgimento de novos poetas e mais ainda, de sua valorização.
Ao publicar um livro de um jovem escritor, que começa a despontar no cenário potiguar, o Governo do Estado, através da Coleção Cultura Potiguar, demonstra o interesse em fomentar a cultura e a literatura de nosso Estado, sejam com renomados autores, ou a nova geração, que mostram, assim como Yuri, que será muito promissora e colherá bons frutos, ajudando a disseminar a cultura produzida em todo o RN e a levando para o restante da população, valorizando cada vez mais o que é produzido internamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário