Pages

quarta-feira, 20 de março de 2013

Semana de Mobilização da Saúde na Escola teve início nesta quarta-feira, 20

A Prefeitura Municipal de Currais Novos através das secretarias municipais de Educação e Saúde iniciaram nesta quarta-feira, 20, a “Semana de Mobilização da Saúde na Escola”, na Escola Municipal de Nossa Senhora. O Programa Saúde da Família - PSE é voltado para crianças e adolescentes que serão submetidos a atividades educativas com orientações sobre saúde. Entre as ações desenvolvidas com os alunos das creches, pré-escola, e do 1º ao 5º ano, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) irão realizar palestras de orientação sobre alimentação, saúde bucal, e prevenção às drogas. Na abertura da semana, a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD realizou uma palestra sobre combate às drogas e conscientização das crianças e jovens. A semana acontecerá até a terça-feira, 26, e é uma das exigências do PSE para a adesão do município ao programa.

Pavimentação
Prefeitura de Currais Novos inicia obras de pavimentação em quatro ruas
_Calçamento
A Prefeitura Municipal de Currais Novos iniciou nesta quarta-feira, 20, as obras de pavimentação em quatro ruas, no bairro JK e Manoel Salustino. Além do calçamento, as ruas Turmalina, Águas Marinhas, Magnesita e Einar Galvão, serão contempladas com serviços de drenagem. Na rua Einar Galvão, no bairro Manoel Salustino, o prefeito Vilton Cunha assinou a ordem de serviço junto à Construtora GTA LTDA, no valor de R$ 201.000,00, para a realização das obras, que deveriam ter sido iniciadas há quase quatro anos. “Temos o compromisso em retomar todas as obras paralisadas em Currais Novos, como a do Teatro Municipal. Estamos elaborando um grande projeto de pavimentação junto ao Ministério das Cidades, como forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros que necessitam desse serviço”, disse Vilton. Secretários municipais, vereadores, e população, estiveram presentes na solenidade de assinatura.

Social


Abertas as inscrições dos programas do CRAS Walfredo Galvão

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do bairro Walfredo Galvão (IPE), está com inscrições abertas para os grupos de convivência dos idosos, famílias, crianças e gestantes. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. Um dos principais serviços do CRAS é a Proteção e Atendimento Integral à Família, visando fortalecer a função protetiva das famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O CRAS Walfredo Galvão funciona na Rua Ernesto Cunha, 40. Mais informações sobre os grupos através do telefone (84) 3405-2706.

Reunião

O CRAS “Tetê Salustino” do bairro Silvio Bezerra realizará nesta quarta-feira, 20, a 1ª reunião com as famílias, membros e usuários. O encontro acontecerá na creche “O Mundo da Criança”, a partir de 16h.

Esporte


Definida a tabela dos jogos do Torneio de Páscoa

A Secretaria Municipal de Educação através da subcoordenadoria de esportes realiza nesta quarta-feira, às 18h, a abertura do “Torneio de Páscoa”, que contará com a participação de 22 equipes de futsal do município. A competição acontecerá até o dia 26 de março no Ginásio Agenorzão, e será regida pelas regras oficiais da modalidade. As equipes participantes são: Barcelona, CCT, Turma das Placas, Milã, Óticas Mirna, Elions, Santo Antônio, Sorocaba, Universo, GSP, GFC, Porto Caixa, JeJe, Maranata, Douradão, Americano, Veteranos, Geleia, Força Real, Mineração, Poker e Vasco Portal. (Tabela dos jogos em anexo)

Saúde


Coordenação regional da Vigilância Sanitária apresenta novo termo do COAP

A Coordenação Regional da Vigilância Sanitária realizou na manhã desta quarta-feira, 20, reunião com a chefia do órgão no município de Currais Novos, com a participação dos secretários municipais de Saúde, Tércia Lêda, Finanças e Planejamento, Pajeú Oliveira, e do Procurador do Município, Rafael Diniz. O chefe da vigilância sanitária de Currais Novos, Manoel Galdino, afirmou que o encontro foi de grande importância, pois “orientou as ações que serão desenvolvidas pela vigilância a partir do novo termo do COAP – Contrato Organizativo da Ação Pública”. As coordenadoras regionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Rose Medeiros e Noelma Marcina, apresentaram os indicadores que os municípios pactuados com o Contrato devem seguir, como cadastro de estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária, inspeção em estabelecimentos, atividades educativas para a população, recebimento de denúncias e atendimento. De acordo com a secretária de saúde, Tércia Lêda, a Vigilância Sanitária de Currais Novos está desenvolvendo o planejamento anual das ações que serão realizadas, trabalhando em caráter positivo e oferecendo serviços de segurança ao usuário.

Qualificação


SEMTHAS busca parcerias com o SENAI para a realização de cursos profissionalizantes

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) está buscando parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes à população de Currais Novos. O Secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, se reuniu nesta quarta-feira com a coordenadora da Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI Natal, Simone Medeiros de Oliveira, do Diretor do Centro de Unidades Móveis de Formação Profissional Manoel Torres de Araújo, Francinaldo Antônio dos Santos, de Marco Antônio, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), de Caicó, e de Ricardo, representante do SENAI Mossoró. “Queremos oferecer vários cursos profissionalizantes aos curraisnovenses como forma de atender as demandas do município”, disse Eugênio. Entre os cursos solicitados estão: Soldador, mecânico industrial, eletricista industrial, pasteleiro, padeiro e pizzaiolo. Após a análise da estrutura de equipamentos para a realização dos cursos, a SEMTHAS e o SENAI irão abrir as inscrições, que deverão ser divulgadas em breve.

Cultura


Fundação José Bezerra Gomes e artistas discutem adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura

A Fundação Cultural José Bezerra Gomes realizou na manhã desta quarta-feira, 20, na Escola Municipal Professor Humberto Gama, reunião com artistas, produtores culturais e pessoas envolvidas com a cultura, para discutirem a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura e a formação do Conselho Municipal de Política Cultural. Para que o município possa aderir ao Sistema, é necessário o cumprimento de algumas metas, como a criação do Conselho de Financiamento à Cultura, Sistema Municipal de Política Cultural, Conferências Municipais de Cultura e um Plano Municipal de Cultura. O conselho deve ter representantes das diferentes associações culturais (instituições formalizadas e não informal). O próximo encontro para a escolha dos membros do Conselho acontecerá no dia 26 de março, as 8h30, nu auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário