Pages

segunda-feira, 25 de março de 2013

José Agripino aponta soluções para a seca no Nordeste

Em discurso na tribuna do Senado nesta segunda-feira (25), o senador José Agripino (RN) voltou a criticar a falta de assistência do governo federal à seca do Nordeste, especialmente no que diz respeito à garantia de produção e sustento do pequeno produtor. “A presidente da República deveria chegar ao Nordeste com uma ação efetiva, uma esperança real aos brasileiros que produzem, aos pecuaristas que estão passando a maior das aflições. Deveria chegar lá com um programa de perfuração de poços para garantir água para as pessoas e para o gado”, disse o líder do Democratas no Senado.

O senador referia-se à visita da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco nesta segunda-feira para inaugurar a primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, no município de Serra Talhada. Segundo o parlamentar, melhor seria se a chefe do Executivo estivesse indo inaugurar aquilo que foi objeto de sua campanha eleitoral: a transposição do rio São Francisco. “A conversa do sertão pernambucano hoje é de uma campanha eleitoral em curso, quando eu acho que a presidente deveria chegar lá e dizer que pensa nos brasileiros competitivos, naqueles que produzem seu próprio emprego, e garantir a dignidade dos que estão perdendo tudo por causa da seca”, frisou o parlamentar.

Soluções

O senador potiguar falou de sua experiência como governador do Rio Grande do Norte e lembrou que as medidas adotadas por ele, nos períodos de grave seca, eram de socorro efetivo e soluções práticas para a aflição do nordestino. “Uma vez cheguei com um navio de ração para o gado para garantir que a atividade do produtor fosse mantida por ação do poder público. Era isso que o governo atual tinha que fazer: preservar a capacidade de geração de emprego, valorizando a vocação do trabalho para que o Brasil seja um país de lutadores”, acrescentou.

Agripino lembrou ainda o programa implantado por ele no Rio Grande do Norte chamado "Projeto Curral", que repunha o gado perdido por causa da seca. “Comprava gado no Sul, sorteava os inscritos, sem nenhum critério político, e eles se comprometiam a pagar com as crias, com os filhotes das vacas que vinham a nascer ao longo do tempo. Com isso muitas famílias formaram seus filhos, mantiveram a dignidade de viver não da proteção do Estado, mas de uma ação solidária dele”, frisou.

Outra solução proposta pelo senador José Agripino aos nordestinos que sofrem com a seca é o perdão ou a renegociação da dívida, por parte do governo federal, dos pequenos agricultores. “O Banco do Nordeste e outros bancos estão tirando a pequena terra dos agricultores. O governo deveria dar soluções como o perdão da dívida para que a mais difícil das regiões do país, em termos de seca, pudesse manter o fio de esperança para construir seu futuro”, afirmou o senador pelo Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário