Pages

quinta-feira, 6 de abril de 2017

FEMURN defende mais investimentos na atenção básica e tratamento dos diabéticos

FEMURN defende mais investimentos na atenção básica e tratamento dos diabéticos (1)O Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, Benes Leocádio participou, na manhã desta quarta-feira (05), da audiência pública sobre garantia de acesso dos pacientes diabéticos aos serviços públicos de saúde, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal. O encontro debateu a rede de atenção ao paciente diabético, desde a atenção básica à atenção terciária no Estado, incluindo os municípios.

Para o Presidente da FEMURN, o fortalecimento da saúde pública é fundamental para o atendimento aos diabéticos nos municípios: “Os municípios precisam investir e apoiar as ações de prevenção e controle da diabetes, contando com o apoio do estado, assim como também é necessário fortalecer a atenção que é dada aos cidadãos, garantindo que não fiquem sem remédios, ou sem qualquer atendimento”, afirmou Benes.

Ele lembrou que a garantia de repasses é necessária para o cuidado aos diabéticos: ”É essencial que os municípios recebam seus repasses para que a atenção, não só aos diabéticos, mas aos hipertensos e aos serviços de saúde, de uma forma geral, possam ter bom andamento nas cidades”, considerou Benes.

A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. A falta de tratamento adequado eleva o risco de trombose e ataques cardíacos, de doenças dos olhos (que podem conduzir à cegueira), dos rins (que levam à hemodiálise e transplante renal), de má circulação nas pernas e nos pés, com maior risco de amputação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário