Pages

quarta-feira, 22 de junho de 2011

54,3% das Escolas da rede estadual estão funcionando normalmente

Cresce o número de escolas com funcionamento normal com aulas em todo o Rio Grande do Norte. Das 710 escolas estaduais existentes no estado, 386 estão funcionando normalmente de acordo com o levantamento feito nesta terça-feira (21) pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (Core), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). Este número representa 54,3% de adesão ao movimento paredista dos professores, que vem deixando milhares de estudantes sem aula.

Na última quarta-feira (14), o Governo do Estado, por intermédio da SEEC, fez uma nova proposta ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), reiterando a proposta apresentada, em que, assegurar já neste mês de junho, a implantação do Piso Salarial Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento de todos os profissionais do Magistério (ativos e inativos) de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas. Desta forma, nenhum professor da rede estadual de ensino receberá menos que R$ 890, por uma carga horária de 30 horas semanal.

“O governo, com a proposta de aumento real de 34%, está valorizando e respeitando todos os professores do Estado. Agora é a hora de fazer valer o respeito ao nosso aluno. Estamos convocando a todos os professores para o retorno as aulas. A maioria de nossas escolas já funciona com normalidade, mas precisamos garantir o ensino público e gratuito, com qualidade, para todos os nossos estudantes”, afirma a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho.

Na proposta, o Governo informa que esta equacionando certas pendências como pagamento de contratos temporários, estagiários, aposentadorias, horas suplementares e realização de concurso público e ainda que a Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos estará realizando uma força tarefa para atender o pleito da categoria em relação aos demais profissionais da educação que participam do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Pela proposta apresentada, o Governo irá viabilizar a implementação dos 30% referentes à primeira parcela, para os profissionais da educação não contemplados. O procedimento já foi iniciado para pagamento a partir do corrente mês de junho. Neste final de semana o Governo efetuou o pagamento de 40% do 13º salário, referente à primeira parcela. Apresar do esforço para atender as reivindicações da categoria, os professores decidiram continuar o movimento grevista.

Servidores em greve:

Parte dos servidores da Fundação José Augusto (FJA), Secretaria de Estado da Tributação (SET) e Detran paralisaram atividades. Na FJA, apesar da greve, o funcionamento está normal e não vem prejudicando o atendimento ao público. Na SET o movimento está parcial. Já no Detran, o trabalho não vem sendo prejudicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário