Pages

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PREFEITURA DO NATAL DIVULGA SELECIONADOS NO EDITAL LITERATURA DE CORDEL 2014

Selecionados através do edital elaborado pela Secretaria de Cultura poderão produzir material de literatura de cordel, estudos de conteúdo, biografias, oficinas, formação de público leitor, seminários e encontros para valorização, promoção e difusão do cordel

A tradição da Literatura de Cordel também tem seu espaço garantido na gestão cultural da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura/Funcarte. A comissão do júri que trabalhou no edital de Literatura de Cordel 2014 lançado pela Secult divulgou os projetos selecionados dentro das três categorias definidas.

A comissão do júri foi formada pela professora da UFRN Julie Antoinette Cavignac, o professor Severino Vicente - membro da Comissão Nacional do Folclore, Iaperi Araújo - Presidente do Conselho Estadual de Cultura - e Odinelha Targino, gerente do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e selecionou 7 (sete) dos 12 (doze) inscritos e aptos a concorrer.

Na categoria 1 foram selecionados o “Cordel ecológico”, de José Correia Torres Neto e o projeto “A Presença Feminina na Literatura de Cordel do Rio Grande do Norte”, de Gutenberg Medeiros Costa.

Na categoria 2 foram selecionados os projetos “Casa do Cordel Ensina Xilogravura nas Escolas”, do proponente Fernando Antônio Soares dos Santos e “Margarida, a prostituta que fazia versos da profissão”, de Maria de Fátima Régis da Rocha.

Na categoria 3 foram selecionados os projetos “1º Concurso de Cordel da Associação Cultural Casa do Cordel”, de Rosa Ramos Régis da Silva, “Cordel na Praça” de José Viana Ramalho e a “Série Cordelíricas Nordestinas – Perfis dos Poetas Cordelistas”, de Alexandre Ferreira dos Santos.

A Categoria 1 prevista no Edital de Literatura de Cordel 2014 é para “Criação e produção de Literatura de Cordel”. A Categoria 2 é sobre “Pesquisas e Trabalhos Educacionais” e a Categoria 3 é para “Iniciativas de Valorização do Cordel”.

O Edital de Literatura de Cordel 2014 elaborado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura/Funcarte, atende as principais demandas do segmento: produção de material de literatura de cordel, estudos de conteúdo, biografias, oficinas, formação do público leitor, seminários e encontros para valorização, promoção e difusão do cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário