Pages

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Jardim do Seridó

vacinaçãoA Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó iniciou na última sexta-feira (7), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo segue até o dia 28 deste mês. O Dia ‘D’ em Jardim do Seridó acontecerá no dia 22 de novembro. A vacinação ocorrerá das 8 horas às 17 horas no Centro Clínico Dr. Maurino Silva e na Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Brandão. “Todos os profissionais de Saúde estarão mobilizados e ao final da vacinação será realizada uma Tarde Alegre para todas as crianças imunizadas, a exemplo do que ocorreu ano passado”, explicou a secretaria Drª Talita Moura.

Jardim do Seridó trabalha para alcançar 1.018 crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Segundo o Ministério da Saúde, o município deve atingir uma cobertura vacinal de pelo menos 95% do público-alvo. A recomendação da responsável técnica pelo Setor de Imunização, Luciana Batista é de que os pais procure o Centro Clínico Dr. Maurino Silva de segunda a sexta-feira no horário das 6 horas até às 12 horas e não esqueça a carteira de vacinação.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário