Pages

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Em parceria com VI Ursap, governo capacita servidores sobre calazar

foto 1Profissionais do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde de Encanto participaram, ontem, 17, de treinamento a respeito do diagnóstico e controle da leishmaniose, doença endêmica na região nas últimas semanas.

A capacitação foi conduzida pela coordenadora do Setor de Endemias da VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP), Fátima Leite, em resposta a convite do secretário Ednardo Soares.

A técnica discorreu em relação ao auxílio prestado pela VI Ursap aos municípios, o que inclui testes rápidos, exame Elisa (confirmação diagnóstica) e oferta de inseticidas em casos de ocorrências do calazar em humanos. O manejo com o animal infectado e o trato daleishmaniose foram outras pautas da discussão.

Agentes comunitários, enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de combate a endemias, técnicos de saúde bucal, estagiários e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) se fizeram presentes na ocasião.

“Foi uma conversa bem produtiva. Todo mundo avaliou como positiva”, afirmou Ednardo – empenhado na conscientização sobre o assunto –, confirmando o nome da veterinária pau-ferrense Graziela Paiva para um segundo momento, dessa vez, envolvendo a população

Nenhum comentário:

Postar um comentário