Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

EMPARN e EMBRAPA vão fortalecer pesquisas com oleaginosas no RN

Áreas de plantio serão definidas para início do projeto em maio

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram reunidos na última sexta-feira (8) com o Diretor Técnico da EMPARN, José Flamarion de Oliveira, discutindo um projeto de pesquisa com oleaginosas, especialmente o gergelim. Ficou definido que durante esta semana serão escolhidas duas áreas para o cultivo irrigado nas estações experimentais de Ipanguaçu e Apodi, de propriedade da EMPARN. Posteriormente, também serão feitos testes em sequeiro.

A Embrapa Algodão (CNPA) enviou para a reunião na sede da EMPARN, na Estação Experimental do Jiqui, dois especialistas no cultivo de oleaginosas, Nair Helena Castro Arriel, agrônoma e melhorista em oleaginosas e o agrônomo Fábio Aquino de Albuquerque. Após a escolha das áreas, os especialistas pretendem iniciar o trabalho de pesquisa que pode se estender para outras oleaginosas como o girassol, como embasamento aos projetos da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), entidade de fomento à pesquisa.

A Embrapa Algodão e a EMPARN, vão conduzir a pesquisa com gergelim em parceria, oferecendo informações técnicas como linhagens, espaçamento e consórcio com algodão. No final serão realizados testes de valor de cultivo e uso das melhores cultivares para recomendação de plantio para a região, oferecendo conhecimentos técnicos aos agricultores. Uma das finalidades da produção é dar suporte ao Programa do Biodiesel da Petrobras e para a produção de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário