Pages

segunda-feira, 4 de março de 2013

EMPARN promove Dia de Campo sobre palma forrageira adensada e irrigada

Cerca de 90 pessoas participaram do evento em Pedro Avelino

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) realizou na última quinta-feira (28/02), das 9:30 as 11:30 h, na sua Estação Experimental de Terras Secas, na cidade de Pedro Avelino, um dia de campo sobre Reservas Forrageiras Estratégicas / Palma Adensada e Irrigada no Rio Grande do Norte. O evento faz parte do projeto "Avaliação de Sistemas de Produção de Palma Forrageira Irrigada e Adensada no Rio Grande do Norte", desenvolvido pela EMPARN com o apoio financeiro do Banco do Nordeste, por meio do ETENE/FUNDECI.

O objetivo do Dia de Campo foi o de conscientizar produtores, sindicato e associações, para produção de reservas forrageiras estratégicas, com ênfase na palma forrageira, principalmente para a região do semiárido do estado, para poder melhor alimentar os rebanhos no período de estiagem.

O evento contou com a participação de mais de 90 interessados, principalmente técnicos e produtores oriundos de diversas regiões do Estado do Rio Grande do Norte, em especial dos municípios no entorno de Pedro Avelino, e do estado da Paraíba. Institucionalmente estiveram presentes, entre outros, a diretoria do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), representantes das secretarias de agricultura dos municípios da região, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RN), do Instituto Federal de Educação do RN (IFRN), Unidades de Apodi e Ipanguaçu, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Rural do Semiárido (UFERSA), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do RN (SEBRAE-RN), associações, sindicatos, empresas, rádios e do Banco do Nordeste do Brasil. Esteve também presente o deputado estadual José Adécio.

No início dos trabalhos, o Diretor-Presidente da EMPARN, José Geraldo Medeiros da Silva, ofereceu, em nome da instituição, ao agrônomo Alexandre de Medeiros Wanderley, um certificado de menção honrosa pelos trabalhos pioneiros por ele desenvolvidos no estado do Rio Grande do Norte com a palma forrageira irrigada.

Na fase temática o pesquisador Guilherme Ferreira da Costa Lima, Coordenador de Pesquisa e Produção Animal da EMPARN e Coordenador pela pesquisa com palma, apresentou um brevíssimo histórico sobre as secas no Nordeste do Brasil, algumas medidas governamentais adotadas para o seu enfrentamento e os esforços dos estudiosos para desenvolver conhecimentos e tecnologias que melhor aproveitem o potencial da região e permitam aos agropecuaristas manterem-se produtivos durante esses períodos.

Neste último aspecto, ressaltou os trabalhos desenvolvidos pela EMPARN em parceira com a EMATER-RN durante dezoito anos com a Semana de Ensilagem e Fenação e o Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar. Finalmente, apontou como alternativa, uma vasta congregação de esforços que possibilitem agregar atores governamentais, do terceiro setor e produtores, desenvolver políticas públicas e ações empresariais e individuais congruentes, que reduzam custos e maximizem resultados, permitindo um desenvolvimento sustentável do Estado.

Na fase final da apresentação e durante a visita aos campos de produção foram apresentados os modelos experimentais desenvolvidos pela Empresa com palma irrigada e adensada, mostrados os resultados obtidos, ressaltados a importância dos índices de produtividade alcançados e da contribuição da palma para a manutenção dos rebanhos e a potencialidade do cultivo para a recuperação de áreas degradadas, entre outros. Foram também apresentadas duas áreas de multiplicação de materiais tolerantes à cochonilha do Carmim, com as palmas Orelha de Elefante Mexicana e Miúda ou Doce, que em parceria com o IDIARN servirão como modelos de unidades de distribuição de raquetes sementes para os agricultores familiares do estado, uma vez que a praga, que já dizimou grandes áreas dos palmais de Pernambuco e Paraíba, já foi registrada na região Seridó do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário