O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu na manhã desta quinta-feira (11), os senadores Fátima Bezerra (PT) e Garibaldi Alves (PMDB), além dos deputados Beto Rosado (PP) e Felipe Maia (DEM). Ouviu da bancada potiguar o pedido de agilidade na reedição da portaria que vai conceder subsídio ao milho comercializado pela Conab.
Essa é a terceira de uma série de visitas que os parlamentares também fizeram ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues, e à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Como a portaria que subsidia o milho é interministerial, precisa de uma ação conjunta de ministérios e autarquias ligadas à área.
Segundo o deputado e engenheiro agrônomo Beto Rosado, o subsídio do milho comercializado pela Conab é importante porque é o alimento que sustenta o rebanho durante o período da estiagem, quando a vegetação está seca. Sem o benefício concedido pelo governo, a saca de 60kgs passou a ser adquirida pelos pequenos produtores pelo dobro do valor e hoje é vendida a RS 38,40.
Beto Rosado aproveitou a reunião para sugerir ao ministro que as parcelas do Seguro Safra fossem aditivadas, uma vez que o estado está ingressando no seu quinto ano consecutivo de seca. O benefício é concedido aos agricultores que perdem pelo menos 50% da produção em razão de estiagem ou excesso hídrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário