Pages

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Secretaria de Saúde desenvolve programa de controle ao Calazar em Jardim do Seridó

Em virtude de um caso humano de Leishmaniose visceral (Calazar) no ano de 2009, o Ministério da Saúde recomenda que o município de Jardim do Seridó desenvolva anualmente, ações de controle e prevenção, realizando a coleta de sangue em cães em vários bairros da cidade.

E tendo em vista, a ocorrência muito elevada de cães positivos para Leishmaniose visceral no período de 2013 e 2014 (durante este tempo foram 11 cães positivos), o Núcleo de Entomologia do RN (NERN), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma pesquisa entomológica, com implantação de armadilhas no Intradomicílio e Peridomicílio.

Esse trabalho tem como objetivo capturar flebótomos (mosquito-palha) da espécie Lutzomyia longipalpis, transmissor da Leishmaniose visceral (Calazar). A pesquisa vem sendo realizada em Jardim do Seridó, desde a última segunda-feira (2) e segue até amanhã, sexta-feira, dia 6 de fevereiro.

Leishmaniose visceral (Calazar)

O calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário