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sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Série de reuniões agendadas a partir desta terça (23), na Setur RN, pretende angariar dados para complementar elaboração do Plano

lagea_formosaMais um passo importante será dado próxima semana para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo e Marketing para o Rio Grande do Norte. A ação inédita promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, pretende fornecer diretrizes para o fomento do setor através de uma farta base de dados e estudos levantados em cada um dos municípios pertencentes ao novo Mapa do Turismo  atualizado conforme a Portaria do Ministério do Turismo.

“O Plano está na fase de complementação e discussão do diagnóstico preliminar já elaborado. Esta fase pressupõe a obtenção de dados que garantam uma avaliação precisa e abrangente sobre aspectos que direta ou indiretamente influenciam e determinam o desempenho do Turismo. Então contamos com a participação fundamental dos agentes do turismo para fornecer esses dados, principalmente os representantes das instâncias de governança, uma vez que todo o processo é participativo”, recomendou a subsecretária de Turismo, Solange Portela.

Para tal já foi comunicado a diversas entidades públicas e privadas o agendamento de reuniões a partir desta terça-feira (23), na Setur RN (Centro de Convenções de Natal). Inicialmente os encontros captarão informações fornecidas por associações, instituições e empresas relacionadas ao turismo. Em seguida, a partir de quinta-feira (25), tem início as reuniões in loco nos cinco pólos turísticos do Estado, também para reforçar a pesquisa e debater outros assuntos. Na ocasião, a equipe de especialistas da Empresa Solimar – responsável pelo estudo – também fará visita a diversos atrativos turísticos do Estado, para melhor compreender o fluxo de visitação e  trabalhar as estratégicas de marketing para alcance de resultados positivos.

“Precisamos conhecer melhor os dados econômicos e sociais, a dinâmica estadual intra pólos, as finanças públicas, os projetos e planos atuais dos governos, a infraestrutura, os serviços e equipamentos disponíveis, os serviços sociais e outros relacionados mais especificamente à atividade do turismo para podermos direcionar ações e políticas públicas para o setor, bem como, trabalhar as ações de marketing de maneira planejada”, ratifica o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Desde o último mês de fevereiro, a empresa Solimar International, vencedora do processo licitatório, com recursos do Projeto RN Sustentável, tem trabalhado na elaboração do Plano – uma ação inédita na história do turismo potiguar,  e que atende o que prevê a Lei Estadual do Turismo. Neste período, foram realizadas oficinas de trabalho em cada um dos Polos Turísticos do Estado com o objetivo de conhecer e priorizar as atrações mais competitivas do Polo e “identificar, discutir e atualizar os desafios e oportunidades mais importantes do Polo”.

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