Pages

terça-feira, 6 de junho de 2017

São Gonçalo do Amarante - Prefeito Paulinho recebeu comitiva de Macaíba no Centro de Videomonitoramento

DSC_4586O prefeito municipal, Paulo Emídio (Paulinho), recebeu ontem (5) no Centro Integrado de Monitoramento e Operações (CIMO) de São Gonçalo do Amarante/RN uma comitiva composta por representantes do Poder Executivo, Legislativo e da Polícia Militar de Macaíba. O objetivo foi conhecer o sistema de monitoramento do município que é referência na Grande Natal.

A visita foi agendada após a divulgação da diminuição dos índices de violência em São Gonçalo – que obteve queda de 27% no número de homicídios, desde a implantação do centro, inaugurando em dezembro do ano passado. “Constatei que o sistema de videomonitoramento funciona. O município optou pelo melhor custo-benefício, capacitando pessoas do quadro e comprando equipamentos com recursos próprios”, afirmou o vereador de Macaíba, Igor Targino.

A estrutura completa do CIMO está avaliada em R$ 1,1 milhão. A sala de monitoramento possui nove telas, computadores modernos e mesa de controle. Ao todo, existem nove câmeras móveis espalhadas em pontos estratégicos no município. A filmagem é capturada por quatro torres que retransmitem as imagens para a central, sendo essas monitoradas, transformadas em arquivo e armazenadas num servidor.

Através deste aparato, a Sala de Monitoramento mantém comunicação via rádio com a Guarda Municipal e com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), possibilitando parcerias com outras unidades. “Trabalhamos de forma preventiva, em tempo real, com a Polícia Militar, e também de forma repressiva, na elucidação de crimes, fornecendo material legalmente solicitado para a Polícia Civil”, disse o coordenador Geral de Monitoramento, Roniê de Brito.

Para este ano, o CIMO ainda pretende fechar parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), visto que existe uma base instalada no município. O objetivo é fornecer informações que envolvam acidentes de trânsito, afim de agilizar o processo de atendimento médico a vítima e, consequentemente, evitar mortes.

Além disso, a Secretaria Municipal de Defesa Social (SEDES) planeja ampliar o número de câmeras, totalizando 20 aparelhamentos até o final do ano. O projeto poderá ser realizado em parceria com o Governo do Estado, através do programa “Governo Cidadão”. “Aliado a isto, também estamos estudando, junto ao prefeito, a possibilidade da ampliação da Guarda Municipal”, afirmou o Secretário João Eider que foi convidado para apresentar o funcionamento do CIMO na Câmara Municipal de Macaíba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário