Pages

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Centro de Treinamentos da Faern/Senar promove curso de aprimoramento para Tratoristas



Nesta semana o Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim, RN, recebeu os profissionais que trabalham nos tratores das empresas filiadas a Cooperativa dos Produtores de Cana – de - açúcar do Rio Grande do Norte (Coplacana). No encontro, que é uma iniciativa do Sistema Faern/Senar, Coplacana e Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), os tratoristas participarão de curso voltado para o seu aprimoramento.
 As aulas, que começaram na segunda-feira (21) e se encerram na sexta-feira (25), são ministradas pelo educador do Senar, Luiz IV. No curso, os profissionais que trabalham na condução de tratores nas empresas agrícolas descobrem que podem aproveitar muito mais do seu veículo quando este é administrado de forma eficaz. Do modo correto de subir no trator, sem se apoiar na direção, até a melhor forma de evitar que o veículo galope no terreno, tudo é repassado nas aulas.
 De acordo com Luiz IV, essas informações repassadas no curso serão de fundamental importância para que esses profissionais aproveitem a força do trator, sem prejudicar a vida útil do mesmo. “Acredito que todas as técnicas aprendidas aqui no curso para tratoristas serão utilizadas. Tenho certeza que na volta para as suas empresas, eles (os tratoristas), saberão trabalhar com a máquina de uma forma mais proveitosa. Sem desperdiçar tempo e dinheiro”, explicou o educador do Senar.
 Referencial
 De acordo com o presidente da Coplacana, Adriano Marques, esse curso é um importante referencial para esses profissionais. “É a oportunidade para muitos deles saberem que utilizando de forma correta, a vida útil do trator é muito maior. Uma aula que abrirá muitas idéias para esses profissionais. Um referencial para futuros trabalhos. Com mais segurança e aproveitamento”, ressaltou Marques.
 Entre os vários itens abordados no curso, foram tratados os seguintes:
 Verifique a patinagem de seu trator da seguinte forma: observe o rastro deixado, analise se as marcas estiverem bem definidas nas extremidades e sinais de deslizamento no centro, reaperte as porcas de fixação das rodas a cada 10 horas de trabalho, engraxe todos os pontos de graxa diariamente, abasteça o(s) tanque(s) de combustível (eis) ao final de cada jornada de trabalho, limpe todos os respiros diariamente ou ao final de um dia de trabalho, drene a água e as impurezas do(s) filtro(s) e pré-filtro ou sedimentador, verifique a pressão do ar e a calibragem dos pneus a cada 50 horas de trabalho, verifique se há vazamentos no motor e a tensão da correia do ventilador a cada 50 horas e verifique os níveis de óleo da transmissão, eixo traseiro e dianteiro, fluído de freios (em tratores que possuam esse sistema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário