Pages

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Investimentos em energia eólica reúne empresários do setor na Governadoria

A reunião entre investidores e empresários do setor de energia eólica do Rio Grande do Norte e a governadora Rosalba Ciarlini, na manhã desta sexta-feira, 25, serviu para apresentação de soluções, por ambas as partes, para a agilidade do desenvolvimento e instalação de novos parques eólicos no estado até 2013. Vários pontos foram apresentados pelos empresários, além de serem apresentadas resoluções para os principais entraves que o setor enfrenta.

A governadora Rosalba Ciarlini colocou-se à disposição para o que for necessário quanto à agilidade na implantação das atividades do setor. “O momento é de reconstrução. Nossa administração pretende desburocratizar e modernizar os trâmites para que os resultados saiam, para isso estou me cercando de experiências que já deram certo”, afirmou Rosalba.

Para o vice-governador Robinson Faria, as principais preocupações dos investidores são os licenciamentos ambientais e a logística para o transporte de torres. De acordo com a governadora, a orientação que está sendo dada ao Idema é que os licenciamentos sejam feitos de maneira mais ágil.

De acordo com Marcelo Toscano, diretor do Idema, o órgão já conta com políticas específicas para o setor. “Foi formado um núcleo com técnicos focados na área de licenciamento para o setor eólico”, disse Toscano. A governadora lembrou que “os investimentos pertencem aos empresários, mas nós do governo estamos nos colocando à disposição para que vocês se sintam seguros juridicamente para realizá-los”.

O senador Jose Agripino, que participou da reunião, ressaltou a importância do investimento que está sendo feito no estado. “É uma nova fronteira econômica que está sendo aberta. Não é de um dia para o outro que será conseguida toda a infraestrutura, por isso que esta reunião está sendo feita agora, logo na largada”, disse o senador, acrescentando que “quando começarem as negociações sobre as linhas de transmissão com a CHESF, eu e os demais políticos do estado entramos para ajudar no que for necessário”.

A vontade de impulsionar os projetos no setor de energia eólica recebeu também o apoio do presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Ricardo Motta. "A Assembleia Legislativa tem orgulho de ser parceira do governo  no apoio à energia eólica. Falo em nome dos 24 deputados porque sei que todos serão sensíveis, aprovando todos os projetos que sejam encaminhados pelo executivo”, disse Ricardo Motta.

A governadora Rosalba Ciarlini salientou que além dos mais de R$ 8 bilhões que serão investidos pelos empresários no Rio Grande do Norte, a indústria da energia eólica representa também um fortalecimento significativo na arrecadação das cidades onde as torres serão instaladas. De acordo com Rosalba, cidades como Parazinho, uma das que mais arrecadarão ISS com a atividade, tem na eólica uma ótima oportunidade de crescimento. “Falei com o prefeito de Parazinho e pedi para que esse ISS seja devidamente recolhido e as documentações de novos prestadores de serviços fiquem sempre em ordem para que, com essa verba, a cidade possa investir principalmente em educação. A cidade é muito pobre e fica numa região muito seca do semiárido, essa fonte de recursos representa muito”, disse a governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário